O pianismo de Nazareth em tempo rubato

Autores

  • Antonio Guerreiro de Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55727

Palavras-chave:

Ernesto Nazareth, música brasileira, interpretação musical, rubato

Resumo

Com base nas gravações históricas realizadas pelo compositor Ernesto Nazareth em sua época, são investigadas as possíveis interpretações dos textos de Mário de Andrade que levaram a definir sua música como influenciada por Chopin. Discute-e o uso do tempo rubato pelos pianistas como meio de caracterizar esta influência.

Biografia do Autor

  • Antonio Guerreiro de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Antonio Guerreiro de Faria é professor adjunto da Uni-Rio, na qual é responsável pela disciplina Harmonia. Desenvolve ainda trabalhos de pesquisa voltados para a música brasileira tendo publicações em revistas como a Latin American Music Rewiew. Ao lado de sua atividade como pesquisador é compositor, produtor, arranjador de música popular e também instrumentista, apresentando-se regularmente com o grupo Tira o Dedo do Pudim, do qual é membro fundador.

Referências

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Publicado

2004-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Pianismo De Nazareth Em Tempo Rubato”. 2004. Per Musi, nº 10 (julho): 89-95. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55727.