Giovanni Battista Pergolesi a partir dos arquivos portugueses

nótulas sobre a precedência dos manuscritos relativos à Missa em Ré Maior para Cinco Vozes e Instrumental

Autores

  • Sérgio Dias Escola Superior de Educação de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55753

Palavras-chave:

atribuição de autoria, música-religiosa, transcrição musical, arquivo, musicologia

Resumo

Os arquivos e bibliotecas portugueses constituem um verdadeiro e pouco explorado tesouro do passado musical europeu. Apesar da destruição, pelo terremoto de 1755, da espetacular biblioteca de música constituída pelo Rei D. João IV, ainda há muito por se descobrir. Uma das provas mais imediatas desta afirmação está depositada na Missa em Ré maior para Cinco Vozes e Instrumental de Giovanni Battista Pergolesi, que pode contribuir muito para estudos sobre este polêmico compositor setecentista.

Biografia do Autor

  • Sérgio Dias, Escola Superior de Educação de Lisboa

    Sérgio Dias é graduado em Flauta, Composição e Regência, especialista em Educação Musical e Arte e Cultura Barroca, Mestre em Musicologia Histórica (“A Existência de Uma Escola de Compositores na Capitania das Minas Gerais - Subsídios Para a Compreensão do Fenômeno Musical Mineiro dos Setecentos”) e Doutorando em Teoria Geral da Música (CNPq, Universidade Nova de Lisboa/Université de Paris II). Professor do Conservatório de Coimbra, da Escola Superior de Educação de Lisboa e do Conservatório San Pietro a Majella de Napole. Intérprete e/ou Diretor de grupos como Ars Instrumentalis, Camerata Philharmonia, Sequencia (Argentina), Conjunto de Música Antiga da EMES (Ensemble Cum Sancto Spiritu), Miami Philharmonic, Saint Paul Chamber Orchestra, Orquestra do Mozarteum de Buenos Aires, Sinfônica do Teatro Cólon, Orquestra e Coro dos Festivais de Lucerna, Orquestra de Câmara de Rouen e Orquestras dos Festivais Internacionais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e FEMUSICA. Maestro titular da Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Espírito Santo, da Orquestra da Escola de Música do Espírito Santo e do Ensemble Cum Santo Spiritu. Diretor artístico dos Festivais de Música de Inverno de Campos (RJ), onde dirigiu a classe de Prática de Orquestra.

Referências

DEGRADA, Francesco. Le Messe di Giovanni Battista Pergolesi. Problemi di cronologia e d´attribuzione. Analecta Musicologica: Studien zur italienisch-deutschen Musikgeschichte. v.III, 1966, p.65-79.

PAYMER, Marvin E. Catálogo Temático. Pendragon Press, 1977.

PERGOLESI, G. B. Complete Works. Pendragon Press/G. Ricordi & C., 1986.

______. Messa a 5 / Com VV e Trombe / Pergoleze / [nome do copista ou proprietário – ilegível]: Pe . [??] / 1759. Biblioteca da Sé de Évora (Prateleira II, 61), 1759.

______. Messa A 5 Voci / Com Violini Violetta / Oboè Corni da Caccia /Del Sigr Gio: Battista Pergolesi. Biblioteca Nacional de Lisboa (BN) (F.C.R. ms. 157.1), ?.

______. Basso pa/ Organo. Biblioteca do Convento de Arouca (ms. 1619/5), ?.

ROSA , C. de. Lettera Biografica intorno alla Patria ed alla Vita di Gio. Battista Pergolese, Celebre Compositore di Musica. Nápoles: 1831/43.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Giovanni Battista Pergolesi a Partir Dos Arquivos Portugueses: Nótulas Sobre a Precedência Dos Manuscritos Relativos à Missa Em Ré Maior Para Cinco Vozes E Instrumental”. 2004. Per Musi, nº 09 (janeiro): 79-88. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55753.