Armando Albuquerque e os poetas

Autores

  • Celso Loureiro Chaves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leonardo de Assis Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55789

Palavras-chave:

Música brasileira, composição, Armando Albuquerque, canções para voz e piano, narratividade, poetas modernistas

Resumo

As canções de Armando Albuquerque (1901-1986), compostas a partir de 1940 sobre poemas de Augusto Meyer (1902-1970) e Athos Damasceno (1902-1975), revelam uma escolha composicional pela narratividade. O presente trabalho propõe definições de terminologia e investiga os procedimentos composicionais específicos que decorrem da narratividade e da escolha de temas poéticos por Albuquerque. Propõe-se igualmente que os resultados desta investigação sejam aplicáveis a outros repertórios da canção de câmara brasileira.

Biografia do Autor

  • Celso Loureiro Chaves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Celso Loureiro Chaves, doutor em composição pela University of Illinois at Urbana-Champaign, é professortitular do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; desenvolve a pesquisa A genealogia das obras de Armando Albuquerque com apoio do CNPq.

  • Leonardo de Assis Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Leonardo de Assis Nunes é bacharelando em composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; atua como bolsista de Iniciação Científica – CNPq na pesquisa A genealogia das obras de Armando Albuquerque sob orientação de Celso Loureiro Chaves.

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Publicado

2003-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Armando Albuquerque E Os Poetas”. 2003. Per Musi, nº 08 (julho): 66-73. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55789.