Um trabalho de pesquisa em peformance com as Sonatinas para piano solo de Almeida Prado

Autores

  • Cíntia Costa Macedo Albrecht Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55849

Palavras-chave:

performance, piano, Almeida Prado, metodologia em performance musical

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo a utilização de técnicas de análise em performance para o estudo das Sonatinas para piano solo do compositor Almeida Prado. Essas obras são submetidas a um processo de etapas de estudo que permite comparações entre os resultados obtidos antes e depois do contato com o compositor. A pesquisa busca contribuir com mais informações para a bibliografia de trabalhos sobre a performance de obras de compositores brasileiros. Os resultados parciais já obtidos têm trazido informações proveitosas para o intérprete da música de Almeida Prado.

Biografia do Autor

  • Cíntia Costa Macedo Albrecht, Universidade Estadual de Campinas

    atualmente doutoranda na área de música da UNICAMP, sob a orientação do Prof. Dr. Rafael dos Santos, tem divulgado, através de recitais, cursos e artigos publicados, a importância da pesquisa sobre a música brasileira, seus compositores e intérpretes. Desde o início de sua carreira como pianista venceu concursos no Brasil e nos Estados Unidos durante seus estudos de graduação em piano performance – Oakland University, Michigan. Participou em apresentações e cursos no Brasil, EUA e Alemanha, e, em abril desse ano, representou o Brasil no Orpheus Institute – International Easter Academy for Music Theory em Ghent na Bélgica, após ser selecionada internacionalmente e integrar um grupo de 30 participantes. É também violoncelista integrante da Oficina de Cordas em Campinas que lançou seu segundo CD, “Retratos em Vários Compassos” ao final de 2002.

Referências

BERRY, Wallace. Musical Structure and Performance. New Haven e London: Yale University Press, 1989.

BORÉM, FAUSTO. ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA EM PERFORMANCE

MUSICAL. IN: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL, 1, 2000, BELO

HORIZONTE. ANAIS... BELO HORIZONTE: UFMG, 2000. P.142-148.

CENTRO de Documentação de Música Contemporânea http://obelix.unicamp.br:8080/musica – Brasil/UNICAMP.

CONE, Edward T. Musical Form and Musical Performance. New York: W.W. Norton & Company, 1968.

DUNSBY, Jonathan. Performing Music: Shared Concerns. New York: Oxford University Press, 2000.

GERLING, Cristina Capparelli. Uniformidade e Diversidade em Execução Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA

ANPPOM, 8., 1995, João Pessoa. Anais [On line]. http://www.musica.ufmg/anppom Arquivo capturado em 19/06/2002.

GROUT, Donald J., PALISCA, Claude V. A History of Western Music. Fourth Edition. New York: W.W. Norton & Company, 1988, p.458.

LESTER, Joel. Wallace Berry’s Musical Structure and Performance Reviewed by Joel Lester. Music Theory Spectrum, v. 14, n. 1, p. 75-102, 1992.

PRADO, José Antonio Rezende de Almeida. Classical music: independent production: Prof. Dr. José Antonio Rezende de Almeida Prado. http://www.ac-digital.com/produc/almeidaprado/aprado_engl.htm

ROSEN, Charles. Sonata Forms. New York, 1988, p. 1 e 3.

WEBSTER, James. Sonata. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. London: Macmillan Publishers Limited, Stanley Sadie Editor, 2001, v.23, p.671 e 701.

Downloads

Publicado

2003-10-24

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Um Trabalho De Pesquisa Em Peformance Com As Sonatinas Para Piano Solo De Almeida Prado”. 2003. Per Musi, nº 08 (outubro): 116-24. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55849.