A relação da linguagem com os materials

Autores

  • Simon Emmerson A Universidade da Cidade de Londres
  • Sérgio Freire Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55893

Palavras-chave:

música eletroacústica, música de século XX, composição musical, mimese

Resumo

Ao invés da tradicional e incompleta oposição entre sons concretos e eletrônicos, o autor propõe dois eixos de análise de obras eletroacústicas: um relacionado ao discurso, o outro à sintaxe musical. O discurso pode variar entre os extremos caracterizados como aural e mimético, dependendo do grau de referência a eventos da realidade ou à exploração de valores musicais mais abstratos. A sintaxe, por sua vez, pode ser abstrata (imposta aos materiais) ou deles deduzida (abstraída). O cruzamento destes dois eixos - cada um representado pelas posições extremas e uma intermediária - gera nove estudos de caso, nos quais pelo menos uma obra significativa do repertório eletroacústico é abordada.

Biografia do Autor

  • Simon Emmerson , A Universidade da Cidade de Londres

    é compositor eletroacústico especializado em live-electronics. Estudou ciências e educação musical em Cambridge. Entrou para a City University em 1974, tornando-se professor em tempo integral de música eletroacústica em 1978. Em 1986, Emmerson editou o livro The Language of Electroacoustic Music, que se tornou um dos mais importantes textos de referência sobre este assunto. É autor de obras em CD pelo selo Continuum e de diversas publicações sobre questões musicais contemporâneas.

  • Sérgio Freire , Universidade Federal de Minas Gerais

    é compositor, e sua produção é especialmente dedicada à música eletroacústica e suas interações com a performance instrumental. Professor Assistente na Escola de Música da UFMG desde 1995. Sua produção também inclui obras para solistas e grupos de câmara, além de criações originais para teatro, vídeo e dança.

Referências

BOULEZ, Pierre. Boulez on Music Today, London: Faber and Faber, 1971.

BRAITHWAITE, R. B. Scientific Explanation. Cambridge: University Press, 1968. COTT, Jonathan. Stockhausen: Conversations with the Composer. London: Robson, 1974.

EMMERSON, Simon. The Language of Electroacoustic Music. London: The Macmillan Press, 1986. Cap.2: The Relation of Language to Materials, p.17-39.

HEIKINHEIMO, Seppo. The Electronic Music of Karlheinz Stockhausen. Helsinki: Suomen Musiikkitieteelinen Seura, 1972.

HEMPEL, C.; OPPENHEIM, P. Studies in the Logic of Explanation. In: MADDEN, E. H. (Ed.). The Structure of Scientific Thought. Buffalo: University Press, 1960.

JOHNSON, Robert Sherlaw. Messiaen, London: Dent, 1975,

KOSTELANETZ, Richard. John Cage. New York: Praege 1970. (Reeditado em London: Allen Lane, 1971).

LÉVI-STRAUSS, Claude. The Raw and the Cooked. London: Cape, 1970. MACONIE, Robin. The Works of Karlheinz Stockhausen. Oxford: University Press, 1976.

McNABB Michael. Dreamsong: The Composition. CMJ, V/4, p.36, 1981.

PAULI, Hansjörg. Für wen komponieren Sie eigentlich?Frankfurt am Main: Fischer, 1971.

RODET, Xavier, POTARD, Yves; BARRIERE, Jean-Baptitste. The CHANT Project: From the Synthesis of the

Singing Voice to Synthesis in General. CMJ (Computer Music Journal), VIII/3, p.15-31, 1984. SCHAEFFER, Pierre. La musique concrète. Paris: Presses Universitaires de France, 1967. (2ª ed., 1973.)

____________. Traité des objets musicaux. Paris: Seuil, 1966, SMALLEY, Denis. Problems of Materials and Structure in Electro-acoustic Music. EMAS Newsletter, London, IV/1& 2, pp.3-8 & 4-7 respectivamente, 1982. STOCKHAUSEN, Karlheinz. Eine Schlüssel für Momente. Kassel: Edition und Verlag Boczkowski, 1971.

____________. Texte zur Musik 1963-1970, III. Cologne: Dumont Schauberg, 1971.

WISHART, Trevor, Red Bird: A Document. [s.1.]: publicado pelo compositor, [s.d.]. WORNER, Karl H. Stockhausen: Life and Work. London: Faber and Faber, 1973.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“A relação Da Linguagem Com Os Materials”. 2003. Per Musi, nº 07 (janeiro): 5-24. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55893.