A relação da linguagem com os materials
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2003.55893Palavras-chave:
música eletroacústica, música de século XX, composição musical, mimeseResumo
Ao invés da tradicional e incompleta oposição entre sons concretos e eletrônicos, o autor propõe dois eixos de análise de obras eletroacústicas: um relacionado ao discurso, o outro à sintaxe musical. O discurso pode variar entre os extremos caracterizados como aural e mimético, dependendo do grau de referência a eventos da realidade ou à exploração de valores musicais mais abstratos. A sintaxe, por sua vez, pode ser abstrata (imposta aos materiais) ou deles deduzida (abstraída). O cruzamento destes dois eixos - cada um representado pelas posições extremas e uma intermediária - gera nove estudos de caso, nos quais pelo menos uma obra significativa do repertório eletroacústico é abordada.
Referências
BOULEZ, Pierre. Boulez on Music Today, London: Faber and Faber, 1971.
BRAITHWAITE, R. B. Scientific Explanation. Cambridge: University Press, 1968. COTT, Jonathan. Stockhausen: Conversations with the Composer. London: Robson, 1974.
EMMERSON, Simon. The Language of Electroacoustic Music. London: The Macmillan Press, 1986. Cap.2: The Relation of Language to Materials, p.17-39.
HEIKINHEIMO, Seppo. The Electronic Music of Karlheinz Stockhausen. Helsinki: Suomen Musiikkitieteelinen Seura, 1972.
HEMPEL, C.; OPPENHEIM, P. Studies in the Logic of Explanation. In: MADDEN, E. H. (Ed.). The Structure of Scientific Thought. Buffalo: University Press, 1960.
JOHNSON, Robert Sherlaw. Messiaen, London: Dent, 1975,
KOSTELANETZ, Richard. John Cage. New York: Praege 1970. (Reeditado em London: Allen Lane, 1971).
LÉVI-STRAUSS, Claude. The Raw and the Cooked. London: Cape, 1970. MACONIE, Robin. The Works of Karlheinz Stockhausen. Oxford: University Press, 1976.
McNABB Michael. Dreamsong: The Composition. CMJ, V/4, p.36, 1981.
PAULI, Hansjörg. Für wen komponieren Sie eigentlich?Frankfurt am Main: Fischer, 1971.
RODET, Xavier, POTARD, Yves; BARRIERE, Jean-Baptitste. The CHANT Project: From the Synthesis of the
Singing Voice to Synthesis in General. CMJ (Computer Music Journal), VIII/3, p.15-31, 1984. SCHAEFFER, Pierre. La musique concrète. Paris: Presses Universitaires de France, 1967. (2ª ed., 1973.)
____________. Traité des objets musicaux. Paris: Seuil, 1966, SMALLEY, Denis. Problems of Materials and Structure in Electro-acoustic Music. EMAS Newsletter, London, IV/1& 2, pp.3-8 & 4-7 respectivamente, 1982. STOCKHAUSEN, Karlheinz. Eine Schlüssel für Momente. Kassel: Edition und Verlag Boczkowski, 1971.
____________. Texte zur Musik 1963-1970, III. Cologne: Dumont Schauberg, 1971.
WISHART, Trevor, Red Bird: A Document. [s.1.]: publicado pelo compositor, [s.d.]. WORNER, Karl H. Stockhausen: Life and Work. London: Faber and Faber, 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






