A ‘Acusmaticidade’ da música de piano para a mão esquerda
o caso de Resignação, op. 39, de José Vianna da Motta
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.56346Palavras-chave:
Acusmaticidade, Mão Esquerda, Piano, Resignação, José Vianna da MottaResumo
O presente artigo sustenta a hipótese de a música de piano para a mão esquerda demonstrar características acusmáticas, partindo do conceito de ‘Acusmaticidade’ de Brian Kane (Kane 2014), que estabelece os princípios para a caracterização de diferentes situações acusmáticas por oposição ao estado “estático” de escuta de um som cuja fonte não está visível (Kane 2014). A ilusão da ação de múltiplas mãos – no repertório para a mão esquerda - cria uma fratura no vínculo expectável entre o visual e o auditivo que proporciona uma atitude de escuta particular, normalmente associada à escuta acusmática. Como estudo de caso, será analisada a obra Resignação, melodia para a mão esquerda, op. 39, de José Vianna da Motta. A comparação com o arranjo para piano (duas mãos) e flauta, realizado pelo próprio compositor – Resignação op. 40 -, evidencia o cumprimento das prerrogativas para que se identifique uma situação acusmática em Resignação op. 39.
Referências
Almeida, Joaquim de. 1873. Junho: Ernani, Capricho para a Mão Esquerda. [Partitura, piano solo, para a mão esquerda] Lence & Viúva Canongia. Biblioteca Nacional de Portugal, cota: C.N. 57//1 A.
Araújo, Helder. 2009. A Composição Brasileira de Piano para a Mão Esquerda. 28 de abril de 2009. [Tese Doutorado, Música, Universidade de São Paulo, Departamento de Música, Brasil]. Repositório da Produção USP. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11072009-173204/
Bispo António Alexandre. 2015. Madagáscar no Rio: o Relato de Viagem de Ida Pfeiffer (1797-1858) Elaborado por Oscar Pfeiffer (1858). Revista Brasil-Europa: Correspondência Euro-Brasileira 154/12. http://revista.brasil-europa.eu/154/Oscar_Pfeiffer.html; último acesso a fevereiro de 2024.
Campinho, Miguel. 2015. Óscar da Silva (1870–1958): Life and Solo Piano Works. [Tese Doutorado, Artes Musicais, The Hartt School, University of Hartford, EUA
Cascudo, Teresa, and Trindade, Maria Helena. 1998. José Vianna da Motta: 50 anos da sua Morte. Lisboa: I. P. M.
Chion, Michel. 2011. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema (P. Duarte, Trans.). Lisboa: Texto & Grafia, Lda. (Título original de 2008).
___________. 1999. The Voice in Cinema (C. Gorbman, Trans.). New York: Columbia University Press. (Título original de 1982)
Costa Ferreira, João. 2022. Écriture Pianistique, Jeu et Interprétation dans L’œuvre de José Vianna da Motta [Tese Doutorado, Université de Paris – Sorbonne, France]. HAL Thèses. https://theses.hal.science/tel-03828183/
Cox, Cathy. 2006. Listening to Acousmatic Music. [Tese Doutorado, Columbia University, EUA].
Cross, Jonathan. 2003. The Cambridge Companion to Stravinsky. Cambridge University Press.
Dahl, S., Bevilacqua, F., Bresin, R., Clayton, M., Leante, L., Poggi, I., and Rosamimanana, N. 2010. Gestures in Performance. In M. Leman & R. I. Godoy (Eds.), Musical gestures: Sound, Movement, and Meaning (pp. 36–67). New York: Routledge.
Edel, Theodore. 1994. Piano Music for One Hand. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press.
Esposito, Francesco. 2016. Um Movimento Musical como Nunca Houve em Portugal: Associativismo Musical e Vida Concertística na Lisboa Liberal (1822-1853). Lisboa: Edições Colibri / Centro de Estudos e Sociologia e Estética Musical.
Bent, I. D. 2001. Liedform. In S. Sadie (Ed.), Grove Dictionary of Music and Musicians (Vol. 14, p. 683). UK: Oxford University Press.
Freitas Branco, João de. 1987. Viana da Mota: Uma Contribuição para o Estudo da sua Personalidade e da sua Obra. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Friedheim, Philip. 1962. The Piano Transcriptions of Franz Liszt. Studies in Romanticism, 1(2), 83–96. Boston University. https://www.jstor.org/stable/25599545
Godowsky, Leopold. 1935. Piano Music for the Left Hand. The Musical Quarterly, 21(3), 298–300. Oxford University Press. https://www.jstor.org/stable/739050
Godoy, R. Inge. 2010. Gestural Affordances of Musical Sound. In M. Leman & R. I. Godoy (Eds.), Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning (pp. 103–126). New York: Routledge.
Goetschius, Percy. 1918. The Homophonic Forms of Musical Compositions. New York: G. Schirmer.
Hammond, Clare. 2012. To Conceal or Reveal: Left-hand Pianism with Particular Reference to Ravel’s "Concerto pour la Main Gauche" and Britten’s "Diversions" [Tese Doutorado, City University, Music Department, London), City Research Online. https://openaccess.city.ac.uk/id/eprint/11671/
Hochdorf, L., and Tischler, H. 1947. Mendelssohn’s Songs Without Words. The Musical Quarterly, 33(1), 1–16.
Howe, Blake. 2010. Paul Wittgenstein and the Performance of Disability. The Journal of Musicology, 27(2), 135–180. https://doi.org/10.1525/jm.2010.27.2.135
Jensenius, A. R., Wanderley, M. M., Godoy, R. I., and Leman, M. 2010. Musical Gestures: Concepts and Methods in Research. In M. Leman & R. I. Godoy (Eds.), Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning (pp. 12–35). New York: Routledge.
Kane, Brian. 2014. Sound unseen: Acousmatic Sound in Theory and Practice. Oxford: Oxford University Press.
Kimball, Carol. 2006. A Guide to Art Song: Style and Literature. USA: Hal Leonard Corporation.
Kong, Won-Young. 1999. Paul Wittgenstein’s Transcriptions for Left Hand: Pianistic Techniques and Performance Problems [Tese de Doutorado, University of North Texas, Denton, TX]. UNT Digital Library. https://digital.library.unt.edu/ark:/67531/metadc935633/
Leman, Marc, and Godoy, R. Inge. 2010. Why Study Musical Gestures? In M. Leman & R. I. Godoy (Eds.), Musical Gestures: Sound, Movement, and Meaning (pp. 3–11). New York: Routledge.
Leong, Daphne, and Korevaar, David. (2005). The Performer’s Voice: Performance and Analysis in Ravel’s Concerto pour la Main Gauche. Music Theory Online, 11(3). https://www.mtosmt.org/issues/mto.05.11.3/mto.05.11.3.leong_korevaar.php
Lima Júnior, António Pereira. Sonho de Ventura, op. 11: Romance para a Mão Esquerda. [Partitura, piano solo, para a mão esquerda] Biblioteca Nacional de Portugal, cota: C. N. 1360 A.
Mota, José Viana da, Beirão, J. M. de M. (Ed.), Carvalho, M. V. de (Pref.), Beirão, C. W. (Coord.), and Archer, E. (Trans.). 2015. Diários (1883–1893) – José Vianna da Motta (1868–1968). Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal / Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.
Noriega, Scott Matthew. 2020. Defining the Left-Hand Piano as “Another Instrument” in the Music of Leopold Godowsky and Franz Schmidt. [Tese de Doutorado, New Brunswick, New Jersey, USA]. RUcore: Rutgers University Community Repository Search Services Collections. https://rucore.libraries.rutgers.edu/rutgers-lib/64340/
Patterson, Donald. 1999. One Handed: A Guide to Piano Music for one Hand. Westport, Conn: Greenwood Press.
Penrose, James F. 1995. The Piano Transcriptions of Franz Liszt. The American Scholar, 64(2), 272–276. https://www.jstor.org/stable/41212325
Rafal, Jeremy. 2012. Songs for Piano Alone: A Look at Franz Liszt’s “Buch der Lieder Allein, Books I and II”. [Tese de Doutorado, dissertation, Jacobs School of Music, Indiana University]. IU Scholar Works. https://scholarworks.iu.edu/dspace/items/aeb4c630-c352-400f-9c4b-805d0ade9c8b/full
Robb, Hamish. 2015. Embodying Meaning and Imagining Sound in Nineteenth-century Piano Music (Tese Doutorado, Princeton University, USA]. Princeton DataSpace. https://dataspace.princeton.edu/handle/88435/dsp018g84mp58v
Rowland, David. 1993 A History of Pianoforte Pedaling. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
Schaeffer, Pierre. 2017. Treatise on Musical Objects: An Essay Across Disciplines (C. North & J. Dack, Trans.). Oakland: University of California Press. (Título Original de 1966)
Stavinsky, Igor. 1936. Stravinsky: an Autobiography. New York: Simon and Schuster.
Urrows, David F. 2008. Conscientious Translation: Liszt, Robert Franz, and the Phenomenology of Lied Transcription. In D. F. Urrows (Ed.), Essays on Word/Music Adaptation and on Surveying the Field (Word and Music Studies, 9, pp. 135–160). Leiden: Brill Academic.
Vianna da Motta, José. 1881. Elegia para Piano, op. 45. [Partitura, piano solo, para duas mãos, autógrafo]. Biblioteca Nacional de Portugal, cota: V. M. 1182.
__________________. 1881. Resignação op. 39, Melodia para a Mão Esquerda. [Partitura, piano solo, para a mão esquerda, autógrafo] Biblioteca Nacional de Portugal, cota: V. M. 1179.
__________________. 1881. Resignação op. 40, para Rebeca ou Flauta e Piano. [Partitura, piano a duas mãos e flauta ou violino, autógrafo]. Biblioteca Nacional de Portugal, cota: V. M. 1180
__________________. 1881. Rondino, op. 52, Composto para Piano. [Partitura, piano solo, para duas mãos, autógrafo]. Biblioteca Nacional de Portugal, cota: V. M. 1189.
__________________. 2016. Singela, Polka-Mazurka op. 15. [Partitura, piano a duas mãos e flauta]. Ed. Costa Ferreira, João. Lisboa: Ava Musical Editions.
__________________. 2016. Singela, Polka-Mazurka op. 17. [Partitura, piano solo, para duas mãos] Ed. Costa Ferreira, João. Lisboa: Ava Musical Editions.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.