Pedalização

tipos, caraterísticas e técnicas do pedal direito do piano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.58395

Palavras-chave:

Pedal, Pedal direito, Ensino do piano, Técnica pianística, Estilo

Resumo

Esta pesquisa aborda a pedalização do piano como uma ferramenta essencial na interpretação pianística. Seu objetivo é explorar o uso do pedal direito. A técnica do pedal é frequentemente moldada por instruções diretas de um professor particular ou pelas tradições de uma escola nacional de piano. Existem diferenças nos enfoques de pedalização entre diversas escolas pianísticas, métodos de ensino e aplicações individuais do pedal. Metodologicamente, o estudo se insere no campo aplicado da educação pianística, fundamentando-se na experiência pessoal e em uma extensa formação formal. Adota-se um método qualitativo e descritivo para fornecer informações claras e destacar técnicas específicas de pedal. Dessa forma, a pesquisa é estruturada de modo a cumprir o objetivo principal de facilitar e enriquecer a compreensão do pedal entre professores e alunos de piano. Embora inúmeros autores abordem essa temática, a pedalização continua sendo uma área em que as discrepâncias entre escolas e intérpretes são evidentes. Portanto, o propósito desta pesquisa é estabelecer uma ponte entre os métodos e estratégias pedagógicas oriundos das escolas pianísticas orientais e ocidentais. O estudo também investiga os problemas decorrentes da terminologia inconsistente, analisa onde o pedal direito é aplicado e identifica treze tipos de pedais que auxiliam pianistas e professores no aprimoramento da interpretação pianística.

Biografia do Autor

  • Tsonka Al Bakri, Universidade da Jordânia, Jordânia Jordânia

    Tsonka Al Bakri é Doutora em Musicologia e possui mestrado em Artes Performativas pela Academia Nacional de Música “Prof. Pancho Vladigerov”, na Bulgária, onde também obteve seu grau superior em música com especialização em piano. Suas áreas de pesquisa incluem performance musical, musicologia, educação musical e etnomusicologia. A Dra. Al Bakri apresentou seus trabalhos em congressos internacionais em países como Jordânia e Áustria, e publicou artigos em revistas científicas de alcance internacional. Atualmente, é professora na Faculdade de Belas Artes e Design da Universidade da Jordânia.

Referências

Alvarado, Gonzalez. 2021, Ferruccio Busoni’s use of the Sostenuto Pedal: Expansion of the Pedaling Technique, PhD thesis, University of British Columbia, Vancouver.

Anatolievich, Eduard, 1916, “Oсновы искусства педализации. Обучение навыкам педализации в музыкальной школе.“ (The Basics of Pedalization Art. Education of Pedalization in Music Schools), Krasnogorsk, Russia.

Arnold, Denis,1978. The New Oxford Companion To Music (Vols. 1-2). Oxford University Press.

Bacon, Ernst, 1965, Notes on the Piano, Syracuse, New York, Syracuse University Press, New York.

Barenboim, Lev, Aronovich, 1989, “За полвека. Очерки, статьи, материалы”, (For Half Century: Essays, Articles, Materials), Soviet Composer, Leningrad.

Banowetz. Joseph, 1985, The Pianist’s Guide to Pedaling, Indiana University Press.

Carreno, Teresa, 1919, Possibilities of Tone Color by Artistic Use of Pedal, Cincinnati, John Church.

Chew Elene and François Alexandre, 2008, MuSA.RT and the Pedal: The Role of the Sustain Pedal in Clarifying Tonal Structure, In International Conference on Music Perception and Cognition, Sapporo, Japan, https://www.researchgate.net/publication/221573861

Feinberg, Samuil. 1965, “Пианизм как искусство” (Pianism, as an Art), Muzika, Moscow.

Gebhard, Heinrich. 1963, The art of pedaling: a manual for use of piano pedals, New York, Franco Colombo.

Gendler Inna. 1998, Beethoven, A Pioneer in the Use of the Piano Pedal, MA, San Jose University, https://doi.org/10.31979/etd.axjs-7r7z

Gieseking, Walter and Leimer, Karl. 1972, Piano Technique, Dover Publication Inc., New York.

Goldenweizer, Alexander. 1969, Статьи , материалы , воспоминания, (Articles, materials, memories), Editor Blagoy, D.D. 366-386, Soviet composer, Moscow.

Golubovkaya, Nadejda. 1974, “Искусство педализации”, (The Art of Pedalization), Muzika, Leningrad.

Hentova, Sofia. 1962, Заметки о Скрябине-пианисте, (Notes on the Skryabin as pianist), In: Questions over the music-performance art, Vol. 3, Muzika, Moscow.

Hofman, Josef. 1961, Фортепианная игра. Ответы на вопросы о фортепианной игре (Piano Playing: Answers to Questions About Piano Playing). State Music Publishing House, Moscow.

Keil, Andrea. 2015, The Dawn of Modern Piano Pedaling: Early Twentieth Century Piano Pedaling Literature and Techniques, MA theses, Bowling Green University, ProQuest Dissertation Publishing.

Kirkpatrick, Ralph. 1953, Domenico Scarlatti, Princeton University Press, New Jersey.

Liu, Y. 2020. Pedagogy of Piano Pedaling. Doctoral Essay, University of Miami.

Metaxiki, Maria, 2005, Consideration for Pedaling Debussy’s piano music, PhD, CITY University.

Milshtein, Yakov. 1975, (1954), Константин Николаевич Игумнов, (Performative and pedagogical principles of K.N. Igumnov). In: The masters of the Soviet pianistic school, (5-41) Muzgiz, Moscow.

Nadirova, Damilya. 2014, Работа над музыкальным произведением в классе фортепиано, (The work on the musical piece in the class of fortepiano), Ministry of Culture of Tatarstan.

Neuhаus, Heinrich.1958, Об искусстве фортепианной игры. Записки педагога (On the Art of Piano Playing: Notes of a Teacher), Governmental Musical Edition, Moscow.

Perlman, Natan. 2002 (1981), В классе рояля “(In the class of piano), 3rd edition, Klasika, Moscow.

Pollens, Stewart., 2017, Bartolomeo Cristofori and the Invention of the Piano. Cambridge: Cambridge University Press.

Riefling, Reimar. 1962, Piano pedaling, Oxford University Press.

Rowland David, 1994, A History of Pino Forte Pedaling, Cambridge University Press.

Sandor, Georgy. 1995, On Piano Playing: Motion, Sound and Expression, New York, Schirmer Books.

Schmitt, Hans. 1893, The pedals of the Pianoforte, Philadelphia, Theodore Presser.

Semyonina, Natalia. 2017, Искусство педализации с учетом жанровых и стилевых особенностей музыкального язык, (The Art of Pedaling Considering the Genre and Stylistic Features of the Musical Language) Tulsk, Russia.

Taruskin, Richard. 1995, Text and Act, Oxford University Press.

Venino, Albert. 1921, A Pedal Method for Piano, New York, Edward Schubert. Co.

Waterman, Fanny. 1983, On Piano Teaching and Performing, Faber Music Ltd and Faber & Faber Ltd.

Wolff, Konrad. 1979, Schnabel’s Interpretation of Piano Music, 2nd Edition, New York, W.W. Norton & Company, Inc.

Publicado

2025-07-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Pedalização: Tipos, caraterísticas E técnicas Do Pedal Direito Do Piano”. 2025. Per Musi 26 (julho): 1-26. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.58395.