A Temática Ambiental nos Cursos de Licenciatura em Física de Instituições de Ensino Superior Públicas Situadas no Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u4169Palavras-chave:
temática ambiental, formação de professores, licenciatura em física, educaçãoResumo
Com este trabalho, objetivamos caracterizar as atividades acadêmicas – desenvolvidas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão universitária – que possibilitam a incorporação da temática ambiental a cursos de Licenciatura em Física. Para tanto, nos inspirando nos procedimentos propostos pela Análise de Conteúdo, analisamos os Projetos Pedagógicos e as transcrições das entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores de 15 cursos de Licenciatura em Física, oferecidos por Instituições de Ensino Superior públicas localizadas no estado de São Paulo. Através da categoria denominada de “Lócus de inserção da temática ambiental no curso de Licenciatura em Física”, constatamos que, apesar de três cursos explorarem a temática ambiental em atividades de pesquisa e extensão, o ensino é o espaço que viabiliza a presença do tema nos cursos analisados. Neste último caso, enquanto que em oito cursos optou-se por abordar a temática ambiental de forma pontual, em uma ou duas disciplinas específicas, nos demais a temática é explorada em disciplinas variadas, o que valoriza sua característica transversal e possibilita o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Embora tenhamos nos deparado com algumas limitações, reconhecemos os esforços dos cursos analisados para o tratamento da temática ambiental no processo de formação inicial do professor de Física. Concluímos que não existe um padrão entre as estratégias utilizadas para inserção da temática ambiental nesses cursos que, a partir de interpretações da Física e do ensino de Física, acrescidas das concepções da formação de professores de Física articuladas às pretensões da própria instituição, propõem abordagens diferenciadas para a temática ambiental.
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