Concepções de Corpus de Análise na Pesquisa em Educação em Ciências Naturais: Uma Investigação em Dissertações e Teses de um Programa de Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u799822

Palavras-chave:

Análise de Corpora, Análise de Conteúdo, Análise Textual

Resumo

Investigaram-se neste trabalho compreensões e concepções sobre corpus de análise em dissertações e teses de um programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Buscou-se então: avaliar a ocorrência dessas compreensões e categorizá-las; identificar polissemia em relação ao termo corpus; avaliar as compreensões em função de referenciais teóricos de análise textual. As dissertações e as teses foram integralmente organizadas em corpora. Processaram-se os corpora por meio de análise textual auxiliada por computador (CATA), em um processo que envolveu métodos quantitativos e qualitativos. Utilizou-se o servidor Voyant Tools, um ambiente Web de análise de corpora extensos. A análise dos corpora resultou em quatro categorias a posteriori: caracterização do corpus; definição do corpus; formação do corpus; e operação sobre o corpus. Embora os resultados indiquem que as compreensões estavam vinculadas às metodologias de análise textual, perceberam-se inconsistências, afastamentos de referenciais teóricos e a necessidade de critérios para a constituição de corpora.

Biografia do Autor

  • Neide Maria Michellan Kiouranis, Universidade Estadual de Maringá

    Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química. Tem experiência na área de Ensino de Química. Participa do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e Matemática com orientação (mestrado e doutorado), atuando principalmente nos seguintes linhas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores e Epistemologia.

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Publicado

2020-08-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepções de Corpus de Análise na Pesquisa em Educação em Ciências Naturais: Uma Investigação em Dissertações e Teses de um Programa de Pós-Graduação. (2020). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 799-822. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u799822