Análise da Interação entre o Leitor e o Livro Didático: Um Estudo nos Livros de Ciências dos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u327350

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), Ensino de Ciências, Livro Didático de Ciências

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as perspectivas de interação entre o leitor e o livro didático por meio das TDIC e, para isso, foram analisados os livros didáticos (LD) de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprovados no PNLD de 2019. A investigação foi desenvolvida a partir de uma análise documental e bibliográfica que, a partir das 14 coleções aprovadas, distribuídas em 70 livros didáticos, possibilitou a criação de seis categorias de análise que expressam as formas de inserção das TDIC nos materiais estudados considerando-se a frequência com que referências às tecnologias emergem nos textos. Nota-se a presença de seis categorias que evidenciam desde a disponibilidade de links para busca de informações e realização de atividades externas ao livro até a divulgação de imagens relacionadas às TDIC. No movimento de desvelamento destas categorias, propomos que existem dois tipos de perspectivas de interação entre o leitor e os livros didáticos de Ciências analisados. A primeira forma de interação se dá por meio de imagens e textos que direcionam para o próprio livro. A segunda forma de interação refere-se ao direcionamento para que o estudante busque informações externas ao livro didático, no sentido de complementar a formação de caráter científico.

Biografia do Autor

  • João Ferreira Sobrinho Junior, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre (2009), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Acre (2005), além de especialização em Planejamento e Gestão Escolar (2007), como também, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e cursa atualmente Doutorado na Universidade Federal de Goiás. É servidor público no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás.Tem experiência em Informática na Educação, Pedagogia e História.

  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

    Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, foi coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia, coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química e Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de ciências e mídias no ensino de ciências.

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Publicado

2021-05-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da Interação entre o Leitor e o Livro Didático: Um Estudo nos Livros de Ciências dos Anos Iniciais. (2021). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e24361, 1-24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u327350