O Desafio da Educação Ambiental Crítica na Educação e no Trabalho do Campo
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u503530Palavras-chave:
Escola Família Agrícola, Meio ambiente, Prática do campo, AgroecologiaResumo
O artigo discute a relação estabelecida entre a lógica da agroecologia, orientada pela Educação do Campo, ligada à consciência ambiental versus a realidade vivenciada pelos camponeses frente ao modelo agrícola industrial. O objetivo é analisar a influência dos conhecimentos agroecológicos, orientados por uma Escola Família Agrícola (EFA) no estado do Espírito Santo, na prática do trabalho no campo de estudantes e egressos. A pesquisa, de caráter qualitativo, configura-se como estudo de caso e utiliza a entrevista semiestruturada para coleta de dados. Observou-se que a temática ambiental se encontra na centralidade das discussões e práticas educativas desde as origens da EFA, estabelecendo reflexões complexas sobre o contexto ambiental, social, político e econômico, além do incentivo à prática agroecológica de manejo agrícola que contrapõem a ideologia da agroindústria. Porém, na prática do trabalho no campo, estudantes e egressos relatam expressiva prática de manejo convencional como o uso de agrotóxico e o monocultivo de café e pimenta-do-reino. Em tal contexto, educandos e egressos desafiam a EFA na luta pela promoção de uma Educação Ambiental que gere transformação para que possam concretizar seus saberes em uma prática menos degradante e que verse a idealizada pela agroecologia.
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