O Que se Discute sobre Leitura e Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Análise das Pesquisas Apresentadas no ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13991434Palavras-chave:
Leitura, Ensino de Ciências, Educação Básica, Levantamento Bibliográfico, ENPECResumo
Estudos que abordam a relação entre leitura e ensino de Ciências podem ser encontrados desde a década de 1980, sendo inegável o papel importante que a leitura possui em todas as áreas do conhecimento. Diante disso, esta pesquisa investigou como o trabalho com a leitura e o ensino de Ciências na Educação Básica se apresenta nas publicações das edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), objetivando compreender a relação apresentada entre o trabalho com a leitura e o ensino de Ciências. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa e do tipo bibliográfica nas atas das edições do ENPEC de 1997 a 2019, buscando por trabalhos que tratavam da temática “leitura e ensino de Ciências”. Entre os trabalhos encontrados, 63 discutiam essa temática, sendo 28 deles referentes à Educação Básica. A pesquisa possibilitou construir um panorama das investigações realizadas e divulgadas sobre o trabalho com leitura e ensino de Ciências nesse evento, apontando que a discussão está presente em poucas pesquisas apresentadas. A análise denotou, ainda, que as tendências dos trabalhos encontrados estão direcionadas para diversas vertentes, desde o uso exclusivo do livro didático como único suporte para a atividade de leitura até discussões sobre a inquestionável importância da leitura no processo da Alfabetização e Letramento científico, denunciando a enorme preocupação da segregação entre leitura e ensino de Ciências.
Downloads
Referências
Almeida, S. A. D. (2018). Cenas de leitura da ciência hoje das crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. Educação em Revista, (34), 1–28. https://doi.org/10.1590/0102-4698173829
Andrade, I. B., & Martins, I. (2006). Discursos de Professores de Ciências Sobre Leitura. Investigações em Ensino de Ciências, 11(2), 121–151.
Andrade, I. B., Rocha, M. A., Vermelho, S. C., & Martins, I. (24–27 de novembro, 2015). Uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC sobre Leitura e Educação em Ciências. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Araújo, M., Bekman, L., Silva, J., & Barroso, R. R. (03–06 de julho, 2017). Abordagem da leitura no ensino de ciências: um estudo a partir das pesquisas produzidas nos Encontros Nacionais de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC’s) — 2005 a 2015. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Araújo, S. P., & Carneiro, M. H. S. (03–06 de julho, 2017). Avaliação da compreensão de leitura de textos científicos na educação de jovens e adultos — EJA. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Araújo, S. P., & Carneiro, M. H. S. (24–27 de novembro, 2015). O ensino de biologia e a leitura em sala de aula. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Ardasheva, Y., Norton-Meier, L., & Hand, B. (2015). Negotiation, embeddedness, and non-threatening learning environments as themes of science and language convergence for English language learners. Studies in Science Education, 51(2), 201–249. https://doi.org/10.1080/03057267.2015.1078019
Ariely, M., Livnat, Z., & Yarden, A. (2019). Analyzing the Language of an Adapted Primary Literature Article. Science & Education, 28(4), 63–85. http://dx.doi.org/10.1007/s11191-019-00033-5
Azevedo, N. H., & Scarpa, D. L. (2017). Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 579–619. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172579
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bratkovich, M. O. (2018). Shining Light on Language for, in, and as Science Content. Science & Education, 27(4), 769–782. https://doi.org/10.1007/s11191-018-9998-3
Bueno, O. O., & Luz, G. L. M. (2014). A leitura nas séries iniciais: alguns elementos metodológicos no processo ensino-aprendizagem. Revista Eventos Pedagógicos, 5(2), 281–290.
Cafiero, D. (2005). Leitura como processo. Ceale.
Camilo, T. M., & Ometto, C. B. D. C. N. (2017). O trabalho com leitura em um sexto ano do ensino fundamental: limites e possibilidades. Leitura: teoria & prática, 35(70), 101–116. https://doi.org/10.34112/2317-0972a2017v35n70p101-116
Oliveira, C. M. A., Scarpa, D. L., Sasseron, L. H., Sedano, L., Silva, M. B., Capecchi, M. C. V. M., Abib, M. L. V. S. & Briccia, V. (2013). Ciências e leitura: um ecnontro possível. In A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de Ciências por Investigação: Condições para a implementação em sala de aula (pp. 77–91). Cengage Learning.
Cook, L. K., & Mayer, R. E. (1988). Teaching readers about the structure of scientific text. Journal of Educational Psychology, 80(4), 448–456. https://doi.org/10.1037/0022-0663.80.4.448
Coscarelli, C. V. (2002). Entendendo a leitura. Revista de estudos da linguagem, 10(1), 7–27. http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.10.1.7-27
Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2002). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. Cortez.
Evangelista, S., & Jerônimo, I. C. (2014). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Secretaria de Educação do Paraná.
Ferraz, A. S. D., Duarte, J. S., Cunha, F. M., Filho, C. B., & Arruda, M. S. P. (07–10 de novembro, 2001). Leitura e compreensão de textos nos livros didáticos de Ciências: um problema no significado das palavras. III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Atibaia, São Paulo.
Flor, C. C. F., & Cassiani, S. (08–13 de novembro, 2009). Histórias de leituras de estudantes em aulas de química no ensino médio e as condições de produção de sentidos. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Franco, S. A. P., & Fernandes, G. F. G. (2016). Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva Histórico Crítica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13(34), 145–161.
Francisco, C. A., & Queiroz, S. L. (28 de novembro a 03 de dezembro, 2005). Análise dos trabalhos apresentados nos encontros de debates sobre o ensino de química de 1999 a 2003. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Bauru.
Freitas, C., & Rocha, R. (24–27 de novembro, 2015). Textos multimodais no ensino de biologia: entendendo a leitura dos alunos. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Gambarini, C., & Bastos, F. (25–29 de novembro, 2003). Leitura no ensino de Ciências: A postura de professores e alunos perante o texto escrito. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru, São Paulo.
Giraldelli, C. G. C. M., & Almeida, M. J. P. M. (28 de novembro a 03 de dezembro, 2005). Mediações possíveis numa leitura coletiva para o ensino de ciências e ambiente no ensino fundamental. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru, São Paulo.
Giraldi, P. M., & Cassiani, S. (05–09 de dezembro, 2011). Leituras e escritas de estudantes do ensino fundamental: entre a paráfrase e a polissemia. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Campinas, São Paulo.
Giraldi, P. M. G., & Cassiani, S. (08–13 de novembro, 2009). Leitura em aulas de ciências: análise de condições de produção. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Gomes, S. (2017). Avaliação das capacidades de leitura. Educar em Revista, 33(63), 221–236. https://doi.org/10.1590/0104-4060.46325
Green, J. L., & Meyer, L. A. (1991). The embeddedness of reading in classroom life: reading as a situated process. In C. Baker & A. Luke(Org.), Toward a critical sociology of reading pedagogy (pp. 141–160). John Benjamin.
Guaita, R. I., & Gonçalves, F. P. (10–14 de novembro, 2013). As contribuições de uma estratégia de leitura em uma perspectiva progressista para a educação química. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Guzzetti, B. J., Snyder, T. E., & Glass, G. V. (1992). Promoting conceptual change in science: Can texts be used effectively? Journal of reading, 35(8), 642–649. http://www.jstor.org/stable/40032156
Hayden, H. E., & Eades-Baird, M. (2016). What Can Students do With the Words They Know? An ELA Teacher Takes on Science. Literacy Research: Theory, Method, and Practice, 65(1), 182–199. https://doi.org/10.1177%2F2381336916661531
Heineke, A. J., Smetana, L., & Carlson S., J. (2019). A qualitative case study of field-based teacher education: One candidate’s evolving expertise of science teaching for emergent bilinguals. Journal of Science Teacher Education, 30(1), 80–100. https://doi.org/10.1080/1046560X.2018.1537058
Jiménez, A. M. P., & Brocos, P. (2015). Desafíos metodológicos en la investigación de la argumentación en la enseñanza de las ciencias. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17, 139–159. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s08
Kleiman, A. (1996). Leitura: ensino e pesquisa. Pontes.
Kleiman, A. (2004). Texto e Leitura: Aspectos cognitivos da Leitura. Pontes.
Koch, A., & Eckstein, S. G. (1991). Improvement of reading comprehension of physics texts by students’ question formulation. International Journal of Science Education, 13(4), 473–485. https://doi.org/10.1080/0950069910130410
Lana, M. P. C., & Silva, F. A. R. (2019). O ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil de Monteiro Lobato. ACTIO: Docência em Ciências, 4(3), 185–203. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10448
Lerner, D. (2002). Ler e escrever na escola: O real o Possível e o Necessário. Artmed.
Ludke, M., & André, M. E. (2011). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, 5(31), 43–48. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.5i31.1605
Matos, M. (03–06 de julho, 2017). Atividades de leitura e escrita em aulas de ciências: reflexões sobre linguagem e conhecimento escolar. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Mendes, R. M., & Miskulin, R. G. S. (2017). A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, 47(165), 1044–1066. https://doi.org/10.1590/198053143988
Meireles, S. M., Okuma, V. K., & Munford, D. (24–27 de novembro, 2015). Leitura de textos de não-ficção em aulas de ciências: explorando a diversidade de formas de engajamento. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Miranda, S. A. A., Briccia, V., Leandro, L., & Santos, J. N. (24–27 de novembro, 2015). A literatura infantil no ensino de ciências: possibilidades para formação leitora. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Moreira, A. L. O. R., Santos, J. N., & Franzoi, C. (05–09 de dezembro, 2011). Projeto leitura: Uma alternativa para a percepção ambiental e o ensino de ciências. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Campinas, São Paulo.
Mortimer, E. F., Chagas, A. N., & Alvarenga, V. T. (1998). Linguagem científica versus linguagem comum nas respostas escritas de vestibulandos. Investigações em ensino de ciências, 3(1), 7–19. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/622
Mortimer, E. F. (1998). Multivoicedness and univocality in classroom discourse: an example from theory of matter. International Journal of Science Education, 1, 67–82. https://doi.org/10.1080/0950069980200105
Neves, L. A. S., & Souza, A. R. (25–29 de novembro, 2003). Analogias e metáforas no ensino de ciências: análise da inserção de um livro paradidático de mecânica quântica e a sua leitura por alunos do ensino médio. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru, São Paulo.
Nigro, R. G., & Trivelato, S. L. (2010). Leitura de textos de ciências de diferentes gêneros: um olhar cognitivo-processual. Investigações em Ensino de Ciências, 15(3), 553–573. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/262
Nigro, R. G., & Trivelato, S. F. (2012). Knowledge, its application, and attitudes associated with the reading of diverse genres of science texts. International Journal of Science Education, 34(16), 2529–2564. https://doi.org/10.1080/09500693.2012.711916
Nigro, R. G. N., & Trivelato, S. L. F. (28 de novembro a 03 de dezembro, 2005). Textos no ensino-aprendizagem de ciências: primeiras evidências a favor de um modelo de trabalho baseado em teorias de leitura. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru, São Paulo.
Nigro, R. G., & Trivelato, S. L. F. (26 de novembro a 02 de dezembro, 2007). Uma avaliação da aprendizagem de conhecimentos associada à leitura de textos de ciências de diferentes gêneros. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Norris, S. P., & Phillips, L. M. (2003). How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science education, 87(2), 224–240. https://doi.org/10.1002/sce.10066
Oliveira, K. L., Suehiro, A. C. B., & Santos, A. A. A. (2004). Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estudo da relação com a compreensão em leitura. In C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves & V. Ramalho (Orgs.), Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 217–223). Psiquilíbrios Edições.
Özdem, Y., Cakiroglu, J., Ertepinar, H., & Erduran, S. (2017). The pedagogy of argumentation in science education: science teachers’ instructional practices. International Journal of Science Education, 39(11), 1443–1464. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1336807
Pagliarini, C. R., & Almeida, M. J. P. M. (24–27 de novembro, 2015). Sentidos produzidos por estudantes do ensino médio na leitura de um texto de cientista do início da física quântica. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Pereira, F. B., & Lima, S. A. (2018). Leitura e Ensino de Ciências: Estratégias de Leitura para o Gênero Textual Mapa. Experiências em Ensino de Ciências, 13(3), 33–47.
Pérez, D. G., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125–153.
Pinto, A. A. P., & Raboni, P. C. A. (28 de novembro a 03 de dezembro, 2005). Concepções de ciência na literatura infantil brasileira: conhecer para explorar possibilidades. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru, São Paulo.
Ramos, J. E. F., Kimura, R., Souza, R. M., & Piassi, L. P. (24–27 de novembro, 2015). Clube do livro científico: aproximações entre ciência e literatura na escola. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Ribeiro, N. A., & Munford, D. (10–14 de novembro, 2013). Leitura em uma sala de aula de ciências: a construção social de conexões intertextuais em uma unidade didática de ecologia. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Ricon, A. E., & Almeida, M. J. P. M. (1991). Ensino da física e leitura. Leitura: teoria e prática, 10(18), 7–16.
Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(spe), 49–67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, 16(1), 59–77. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2008). Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula (Tesde de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo).
Scheid, N. M. J., Persich, G. D. O., & Krause, J. C. (08–13 de novembro, 2009). Concepção de natureza da Ciência e a educação científica na formação inicial. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianopólis, Santa Catarina.
Sedano, L., & Carvalho, A. M. P. de. (24–27 de novembro, 2015). Ler e compreender nas aulas de ciências: uma análise. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Sedano, L., Souza, C. B. S., & Vaillant, F. A. R. (2019). Leitura e ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Análise das pesquisas do ENPEC (1997–2017). ACTIO: Docência em Ciências, 4, 610–628. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10613
Setlik, J., & Higa, I. (2019). Contribuições e Dificuldades de Práticas de Leitura e Escrita para Ensinar e Aprender Física no Ensino Médio: Reflexões à Luz da Cultura Escolar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 449–482. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u449482
Sillos, A. E., & Santos, W. L. P. (10–14 de novembro, 2013). Percepções de alunos do ensino médio sobre o livro didático de química. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Silva, A. C., & Almeida, M. J. P. M. (10–14 de novembro, 2013). Uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no ensino médio. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Silva, T. D. A. (2019). Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais. ACTIO: Docência em Ciências, 4(3), 346–366. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v4n3.10526
Silveira, J. C. L., Castro M. E. C., & Machado, A. H. (2015). Leitura em sala de aula de ciências como uma prática social dialógica e pedagógica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 633–656. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170305
Soares, A. G., & Coutinho, F. A. (26 de novembro a 02 de dezembro, 2007). Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o letramento científico. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Soares, M. (2008). Letramento-um tema em três gêneros. Autêntica.
Sidone, O. J. G., Haddad, E. A., & Mena, C. J. P. (2016). A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, 28(1), 15–31. https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800002
Simas, F. J. P., Cassiani, S., & Flôr, C. C. (24–27 de novembro, 2013). O pisa: leituras de ciências e tecnologias no ensino fundamental. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.
Solé, I. (1996). Estratégias de leitura. Artmed.
Targino, A. R. L., & Giordan, M. (03–06 de julho, 2017). Prática de leitura em uma aula de química: literatura e experimentação. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.
Wenzel, J. S. (2017). A Apropriação da Linguagem Científica Escolar e as Interações Discursivas Estabelecidas em Sala de Aula como Modo de Aprender Ciências. Revista Transmutare, 2(1), 18–33. https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6036
Yore, L. D., Bisanz, G. L. & Hand, B. M. (2003). Examining the literacy component of science literacy: 25 years of language arts and science research. Internacional Journal of Science Education, 25(6), 689–725. https://doi.org/10.1080/09500690305018
Zômpero, A. F., & Laburú, C. E. (05–09 de dezembro, 2001). Significados estabelecidos por alunos da quinta série, a partir da leitura de texto e figura representativa de fotossíntese, utilizadas durante atividade de investigação. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Campinas, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caroline Batista Silva de Souza, Luciana Sedano de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.