Eugenia à Moda Brasileira: Problematizações Históricas para o Ensino de Genética
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u773798Palavras-chave:
Ensino de Genética, Eugenia, História das CiênciasResumo
O artigo tem como objetivo discutir as possíveis contribuições da problematização sobre o movimento eugênico brasileiro para o Ensino de Genética. Uma proposta didática foi produzida com base em eventos históricos sobre eugenia no Brasil dirigida à temática de genética no Ensino Médio sob a ótica teórica da História das Ciências no Ensino. O material foi submetido à convalidação por pesquisadores e professores do Ensino de Ciências, gerando dados em que avaliamos possíveis contribuições dessa didatização na visão dos participantes. A partir de procedimentos para análise de dados qualitativos, consideramos que as principais possíveis contribuições são: empregar o conteúdo sobre eugenia como tema propulsor de discussões bioéticas e filosóficas e discutir os perigos do determinismo genético e biológico associado ao racismo.
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