Concepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências
Resumo
As concepções dos professores sobre a natureza das ciências podem influenciar significativamente na forma do educador ensinar e decidir questões em sala de aula. Dessa maneira, este trabalho objetiva relatar a experiência Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) do Instituto de Química da UFG como alternativa para a formação inicial e continuada de professores de ciências. Foram estudadas as interações discursivas produzidas a partir de discussões sobre a natureza da ciência. As reuniões referentes a esse tema foram gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas. Os resultados demonstram internalização de alguns aspectos do pensamento científico e da relação entre educação e ciência, além de revelar estruturas sociais (padrões de interação) que podem evoluir de forma não-linear e, portanto ter implicações macro e microdimenssionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Vilela-Ribeiro, E. B., & Benite, A. M. C. (2011). Concepções sobre natureza da ciência e ensino de ciências: um estudo das interações discursivas em um Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4006
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.