Dez anos (1997-2007) de estudos sobre o impacto de Cursos de Mestrado nas práticas de Professores de Ciências em Portugal

Autores

  • Eliane Cruz Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa Universidade de Aveiro
  • Lúcia Pombo Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa Universidade de Aveiro
  • Nilza Costa Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa Universidade de Aveiro

Resumo

Este artigo parte da convicção de que o investimento feito a nível de Cursos de Mestrado (CM) dirigidos a Professores de Ciências deve ter impacto na melhoria da qualidade da Educação em Ciências. O estudo situa-se na área da Avaliação de Impacto da Formação Pós-Graduada, sendo o corpus empírico constituído por 11 projectos de pesquisa desenvolvidos na Universidade de Aveiro (Portugal). Esses estudos versavam a avaliação do impacto dos CM nas Práticas de Professores Mestres (PM) em 3 dimensões: prática lectiva (micro-impacto), prática “escolar” junto dos pares na escola (meso-impacto) e práticas educativas e investigativas junto das respectivas comunidades (macro-impacto). Pretendeu-se compreender a evolução, ao longo de dez anos, do impacto e de formas de o potenciar. Os resultados evidenciam a complexidade desse processo. Para além disso os resultados apontam para uma tendência cada vez mais positiva ao nível do micro-impacto em contra-ponto com o do meso e o macro-impacto.

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Publicado

2011-02-13

Como Citar

Cruz, E., Pombo, L., & Costa, N. (2011). Dez anos (1997-2007) de estudos sobre o impacto de Cursos de Mestrado nas práticas de Professores de Ciências em Portugal. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4025

Edição

Seção

Artigos