O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das “Duas Culturas”

Autores

  • Angela Maria Hartmann Secretaria de Educação do Distrito Federal SEE/DF
  • Erika Zimmermann Universidade de Brasília

Resumo

Tendo como foco a interdisciplinaridade, este trabalho resulta de um estudo de caso realizado em uma escola pública de Ensino Médio. A partir da conceitualização elaborada por Fazenda (2002, 2003), Lenoir (2005) e Lück (1994) e dos fundamentos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, caracteriza-se o trabalho interdisciplinar como aquele realizado por dois ou mais professores que conectam os saberes de suas disciplinas por meio do diálogo e da negociação. Examina-se na pesquisa como acontece a interdisciplinaridade entre os professores das áreas das ciências naturais e humanas e quais são os fatores que a tornam exitosa. Constata-se que os docentes, mediante um acordo recíproco, trabalham temas socioambientais, o que aproxima as culturas científica e humanista na escola. Comprova-se que a interdisciplinaridade caracterizase pela instrumentalidade e que o tempo de planejamento, a coragem para inovar, o entusiasmo, a liderança e a flexibilidade são fatores que tornam eficaz a prática interdisciplinar.

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Publicado

2011-02-13

Como Citar

Hartmann, A. M., & Zimmermann, E. (2011). O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das “Duas Culturas”. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4037

Edição

Seção

Artigos