Concepções de professores de química do ensino médio sobre a resolução de situações-problema

Autores

  • Verônica Tavares Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, UFRPE - Rua Dom Manoel de Medeiros, s/nº, Dois Irmãos, Recife-PE
  • Maria Angela Vasconcelos de Almeida Departamento de Química, UFRPE - Rua Dom Manoel de Medeiros, s/nº, Dois Irmãos, Recife-PE
  • Angela Fernandes Campos Departamento de Química, UFRPE - Rua Dom Manoel de Medeiros, s/nº, Dois Irmãos, Recife-PE

Resumo

Esta pesquisa investigou como os professores de química do ensino médio concebem a noção de situação-problema como forma de desenvolver competências na escola e o percurso por eles percorrido no processo de elaboração de uma situação-problema. A metodologia envolveu três etapas: idéias prévias dos docentes sobre situação-problema, discussão sobre a noção de situaçãoproblema e elaboração de uma situação-problema piloto a partir do tema água. Os resultados mostraram a importância desses professores se apropriarem melhor dos conhecimentos relativos à estruturação de uma situação-problema, as competências e habilidades referentes ao conhecimento de química, bem como, da tecnologia de tratamento de água vinculada aos aspectos conceituais, sociais, ambientais, econômicos e políticos inerentes a este tema, a fim de que esta situaçãoproblema possa ser implementada em sala de aula.

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Publicado

2011-02-22

Como Citar

Santos, V. T., Almeida, M. A. V. de, & Campos, A. F. (2011). Concepções de professores de química do ensino médio sobre a resolução de situações-problema. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4055

Edição

Seção

Artigos