Tomando conta do ambiente em que se vive: aprendizagem e apropriação de discursos pela linguagem
Resumo
Apresentam-se para discussão algumas idéias derivadas de uma perspectiva sócio-cultural para a Educação. Encaminham-se algumas reflexões sobre o uso dessas idéias na escola, mais especificamente no ensino de Ciências, como modo de produzir aprendizagens nos professores e alunos, em que tomar conta do ambiente no sentido de cuidado passa ser um aspecto importante a ser inserido no currículo escolar em razão da degradação ambiental produzida pelo ser humano. O texto está estruturado em quatro partes. A primeira introduz alguns conceitos sobre linguagem e discurso; a segunda trata mais especificamente questões da fala e de sua importância no contexto escolar; a terceira se ocupa com a escrita, apresentando-a como modo mais elaborado de apropriação discursiva; finalmente, a última parte, aprofunda elementos referentes ao uso da narrativa como modo de envolvimento discursivo e de encaminhamento de aprendizagens escolares. Defende-se a idéia de que, numa perspectiva sócio-cultural, a linguagem é elemento essencial no domínio e na apropriação de discursos. Constitui, ao mesmo tempo, modo de comunicar o que já se sabe e de apropriar-se de novos conhecimentos. Dentro disso assume-se que a narrativa pode ter um papel destacado. Nesse sentido, aponta-se para a possibilidade de ambientalizar a escola a partir do ensino de Ciências pela apropriação de discursos cada vez mais complexos sobre a problemática ambiental que nos envolve e da qual somos, enquanto seres humanos, responsáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.