Tomando conta do ambiente em que se vive: aprendizagem e apropriação de discursos pela linguagem

Autores

  • Roque Moraes PUCRS
  • Maria do Carmo Galiazzi FURG

Resumo

Apresentam-se para discussão algumas idéias derivadas de uma perspectiva sócio-cultural para a Educação. Encaminham-se algumas reflexões sobre o uso dessas idéias na escola, mais especificamente no ensino de Ciências, como modo de produzir aprendizagens nos professores e alunos, em que tomar conta do ambiente no sentido de cuidado  passa ser um aspecto importante a ser inserido no currículo escolar em razão da degradação ambiental produzida pelo ser humano. O texto está estruturado em quatro partes. A primeira introduz alguns conceitos sobre linguagem e discurso; a segunda trata mais especificamente questões da fala e de sua importância no contexto escolar; a terceira se ocupa com a escrita, apresentando-a como modo mais elaborado de apropriação discursiva; finalmente, a última parte, aprofunda elementos referentes ao uso da narrativa como modo de envolvimento discursivo e de encaminhamento de aprendizagens escolares. Defende-se a idéia de que, numa perspectiva sócio-cultural, a linguagem é elemento essencial no domínio e na apropriação de discursos. Constitui, ao mesmo tempo, modo de comunicar o que já se sabe e de apropriar-se de novos conhecimentos. Dentro disso assume-se que a narrativa pode ter um papel destacado. Nesse sentido, aponta-se para a possibilidade de ambientalizar a escola a partir do ensino de Ciências pela apropriação de discursos cada vez mais complexos sobre a problemática ambiental que nos envolve e da qual somos, enquanto seres humanos, responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-27

Como Citar

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Tomando conta do ambiente em que se vive: aprendizagem e apropriação de discursos pela linguagem. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 3(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4100

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)