Contribuições de um museu interativo à construção do conhecimento científico
Resumo
Este texto apresenta uma reflexão sobre o processo de construção do conhecimento ao investigar concepções sobre educação em Ciências e a natureza das ciências relacionadas a experimentos de um museu interativo. A partir da análise de conteúdo dos depoimentos dos visitantes, foi constatado que o Museu pode ser utilizado dentro de uma concepção empirista sobre a aprendizagem, como se os experimentos interativos pudessem, por si mesmos, possibilitar a construção de conhecimentos. Entretanto, os professores envolvidos no projeto de forma continuada reconheceram formas alternativas de perceber a natureza das ciências e o seu desenvolvimento histórico, com reflexos na sua prática pedagógica, ao integrarem os recursos do Museu ao seu trabalho escolar em uma abordagem interacionista.Downloads
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Publicado
2011-03-09
Como Citar
Borges, R. M. R., Stefani, Ádria, Bertoletti, A. C. R., Imhoff, A. L., Rosito, B. Álvares, Camargo, F. B., Borges, K. R., Wilges, L. B. M., Camargo, L. E., Fasolo, P., Mancuso, R., Moraes, R., Lima, V. M. do R., & Hillebrand, V. (2011). Contribuições de um museu interativo à construção do conhecimento científico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4076
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