Contribuições de um museu interativo à construção do conhecimento científico

Autores

  • Regina Maria Rabello Borges PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ádria Stefani PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ana Clair Rodrigues Bertoletti PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ana Lúcia Imhoff PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Berenice Álvares Rosito PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Fernanda Bedin Camargo PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Karine Rabello Borges PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Lia Bárbara Marques Wilges PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Luiza Ester Camargo PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Plínio Fasolo PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Ronaldo Mancuso PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Roque Moraes PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Vicente Hillebrand PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre o processo de construção do conhecimento ao investigar concepções sobre educação em Ciências e a natureza das ciências relacionadas a experimentos de um museu interativo. A partir da análise de conteúdo dos depoimentos dos visitantes, foi constatado que o Museu pode ser utilizado dentro de uma concepção empirista sobre a aprendizagem, como se os experimentos interativos pudessem, por si mesmos, possibilitar a construção de conhecimentos. Entretanto, os professores envolvidos no projeto de forma continuada reconheceram formas alternativas de perceber a natureza das ciências e o seu desenvolvimento histórico, com reflexos na sua prática pedagógica, ao integrarem os recursos do Museu ao seu trabalho escolar em uma abordagem interacionista.

Downloads

Publicado

2011-03-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições de um museu interativo à construção do conhecimento científico. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4076