Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de ciências: algumas questões para refletir

Autores

  • Ileana Maria Greca PPGCIEN- ULBRA Canoas, RS, Brasil

Resumo

A crescente produção da área em ensino de ciências no Brasil exige uma análise da sua qualidade, sendo um dos quesitos desta avaliação a questão metodológica. Nesta apresentação discuto inicialmente alguns problemas detectados  a este respeito em trabalhos da área, tomando como eixo da discussão os trabalhos aceitos para apresentação oral no III ENPEC. Posteriormente defendo a necessidade de que as pesquisas na área de ensino de ciências pelas problemáticas que lhe são próprias e pelos referenciais utilizados façam mais uso da integração entre as abordagens qualitativa e quantitativa. A integração defendida é uma integração coerente das opções metateóricas, teóricas e empíricas envolvidas na pesquisa.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de ciências: algumas questões para refletir. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4152