Estratégia Para Identificar Erros Conceituais de Química: Incompreensões em Torno da Aprendizagem de Geometria Molecular
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u579599Palavras-chave:
moléculas em 3D, múltiplas representações, percepção espacial, visualizaçãoResumo
Estudos acerca de erros conceituais de geometria molecular foram majoritariamente realizados no âmbito internacional e revelaram concepções errôneas importantes para a compreensão das dificuldades de aprendizagem. No entanto, não há pesquisas explorando erros conceituais associados à percepção espacial das moléculas no estudo da geometria molecular. O objetivo desta pesquisa foi identificar e avaliar erros conceituais associados à aprendizagem de geometria molecular por meio da elaboração e aplicação de um teste diagnóstico de dois níveis. Utilizou-se uma metodologia mista para a categorização e análise dos dados coletados de 55 estudantes ingressantes no nível superior (graduação em biotecnologia) de uma universidade pública. O estudo revelou erros importantes acerca das noções de geometria molecular e nos convidam a refletir sobre estratégias didáticas para os diferentes níveis de ensino (médio e superior). Verificou-se que estudantes possuem dificuldades para entender diferentes aspectos de múltiplas representações, afetando negativamente a compreensão da transição entre uma representação bidimensional e tridimensional. As duas primeiras questões do teste diagnóstico de dois níveis permitiram identificar cinco erros conceituais associados com a percepção tridimensional das moléculas, evidenciando que estudantes possuem concepções equivocadas acerca da relação entre a disposição espacial e os princípios que a fundamenta.
Downloads
Referências
Akkuzu, N., & Uyulgan, M. A. (2016). An epistemological inquiry into organic chemistry education: exploration of undergraduate students’ conceptual understanding of functional groups. Chemistry Education Research and Practice, 17(1), 36–57. https://doi.org/10.1039/C5RP00128E
Bent, H. A. (1961). An appraisal of valence-bond structures and hybridization in compounds of the first-row elements. Chemical Reviews, 61(3), 275–311. https://doi.org/10.1021/cr60211a005
Birk, J. P., & Kurtz, M. J. (1999). Effect of experience on retention and elimination of misconceptions about molecular structure and bonding. Journal of Chemical Education, 76(1), 124–128. https://doi.org/10.1021/ed076p124
Clauss, A. D., Nelsen, S. F., Ayoub, M., Moore, J. W., Landis, C. R., & Weinhold, F. (2014). Rabbit-ears hybrids, VSEPR sterics, and other orbital anachronisms. Chemistry Education Research and Practice, 15(4), 417–434. https://doi.org/10.1039/C4RP00057A
Cooper, M. M., Grove, N., & Underwood, S. M. (2010). Lost in Lewis structures: An investigation of student difficulties in developing representational competence. Journal of Chemical Education, 87(8), 869–874. https://doi.org/10.1021/ed900004y
Ferk, V., Vrtacnik, M., Blejec, A., & Gril, A. (2003). Students’ understanding of molecular structure representations. International Journal of Science Education, 25(10), 1227–1245. https://doi.org/10.1080/0950069022000038231
Hewson, P. W. (1992, June). Conceptual change in science teaching and teacher education [Paper presentation]. National Center for Educational Research, Documentation, and Assessment, Madrid, Spain.
Karonen, M., Murtonen, M., Sodervik, I., Manninen, M., & Salomaki, M. (2021). Heuristics hindering the development of understanding of molecular structures in university level chemistry education: the Lewis structure as an example. Education Sciences, 11(6), 258. https://doi.org/10.3390/educsci11060258
Kind, V. (2004). Beyond appearances Students’ misconceptions about basic chemical ideas (2nd ed.). Durham Durham University.
Landis, J. R., & Koch, G. G. (1977). The measurement of observer agreement for categorical data. Biometrics, 33(1), 159–174. https://doi.org/10.2307/2529310
Martina, A. R. (2017). Supporting student’s learning with multiple visual representations. In J. C. Horvath, J. M. Lodge, & J. Hattie (Eds), From the laboratory to the classroom: translating science of learning for teachers. Routledge.
Métioui, A., & Trudel, L. (2021). Two-tier multiple-choice questionnaires to detect the students’ misconceptions about heat and temperature. European Journal of Mathematics and Science Education, 6(1), 23–34. https://doi.org/10.12973/ejmse.2.1.23
Mutlu, A., & Sesen, B. A. (2015). Development of a two-tier diagnostic test to assess undergraduates’ understanding of some chemistry concepts. Procedia — Social and Behavioral Sciences, 174, 629–635. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.593
Özmen, H., Demircioğlu, H., & Demircioğlu, G. (2008). The effects of conceptual change texts accompanied with animations on overcoming 11th grade students’ alternative conceptions of chemical bonding. Computers & Education, 52(3), 681–695. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.11.017
Peterson, R. F., & Treagust, D. F. (1989). Grade-12 students’ misconceptions of covalent bonding and structure. Journal of Chemical Education, 66(6), 459–460. https://doi.org/10.1021/ed066p459
Peterson, R. F., Treagust, D. F., & Garnett, P. J. (1986). Identification of secondary students’ misconceptions of covalent bonding and structure concepts using a diagnostic instrument. Research in Science Education, 16, 40–48. http://dx.doi.org/10.1007/BF02356816
Peterson, R. F., Treagust, D. F., & Garnett, P. J. (1989). Development and application of a diagnostic instrument to evaluate grade-11 and -12students’ concepts of covalent bonding and structure following a course of instruction. Journal of Research in Science Teaching, 26(4), 301–314. https://doi.org/10.1002/tea.3660260404
Reber, A. S. (1993). Implicit learning and tacit knowledge: An essay on the cognitive unconscious. Oxford University Press.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa (5ª ed.). Penso.
Silva, K. S. (2018). A neurociência cognitiva como base da aprendizagem de geometria molecular: um estudo sobre atributos do funcionamento cerebral relacionados à memória de longo prazo (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe). Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe. https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8229
Silva, K. S., & Fonseca, L. S. (2021). Neurociência e educação: estratégias multissensoriais para a aprendizagem de geometria molecular. Investigações em Ensino de Ciências, 26(1), 1–26. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p01
Soeharto, S., Csapó, B., Sarimanah, E., Dewi, F. I., & Sabri, T. (2019). Review of students’ common misconceptions in science and their diagnostic assessment tools. Jurnal Pendidikan IPA Indonesia, 8(2), 247–266. http://dx.doi.org/10.15294/jpii.v8i2.18649
Stowe, R. L., Herrington, D. G., Mckay, R. L., & Cooper, M. M. (2019). The impact of core-idea centered instruction on high school students’ understanding of structure−property relationships. Journal of Chemical Education, 96(7), 1327–1340. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.9b00111
Suri, N. A., & Azhar, M. (2020). Description of senior high school students’ understanding categories about chemical bonds using two-tier multiple choice diagnostic instrument. International Journal of Progressive Sciences and Technologies, 21(1), 26–34. https://ijpsat.org/index.php/ijpsat/article/view/1847
Uyulgan, M. A., Akkuzu, N., & Alpat, S. (2014). Assessing the students' understanding related to molecular geometry using a two-tier diagnostic test. Journal of Baltic Science Education, 13(6), 839–855. http://www.scientiasocialis.lt/jbse/files/pdf/vol13/839-855.Uyulgan_JBSE_Vol.13_No.6.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kleyfton Soares da Silva, Paulo Rogério Miranda Correia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.