O uso de diferentes estratégias no ensino de artrópodes: relato de uma experiência

Autores

  • Vanessa Martini da Silva Programa de pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECIM, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Juliana da Silva Programa de pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECIM, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Marlise Geller Programa de pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECIM, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Palavras-chave:

Biologia, artrópodes, aulas práticas, chaves dicotômicas, saídas de campo.

Resumo

Este artigo pretende oportunizar reflexões, decorrentes de uma experiência, sobre aprendizagem relacionada ao uso de aulas práticas em laboratório com uso de chaves dicotômicas e saídas de campo como estratégias de ensino no ensino médio nas aulas de biologia de artrópodes. A análise foi realizada de forma qualitativa e quantitativa. A partir dessa análise, são apresentados indícios que nos possibilitam apontar a importância das aulas com diferentes estratégias de ensino, como em ambientes naturais, que promovem mudanças de valores e aprendizagem dos conteúdos de biologia. Embora nem todos os alunos tenham participado de todas as atividades propostas, o envolvimento e a motivação deles no geral confirmaram a importância dessa estratégia de ensino nas aulas de biologia de artrópodes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Silva, V. M. da, Silva, J. da, & Geller, M. (2012). O uso de diferentes estratégias no ensino de artrópodes: relato de uma experiência. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 81–92. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4220

Edição

Seção

Artigos