Implementação e avaliação de um curso sobre matéria e suas transformações baseado na teoria da Aprendizagem Significativa: uma análise a partir de mapas conceituais

Autores

  • Ariane Baffa Lourenço Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo (USP)
  • Antonio Carlos Hernandes Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo
  • Gláucia Grüninger Gomes Costa E.E. Prof. José Juliano Neto, SEESP
  • Dácio Rodney Hartwig

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, mapa conceitual, matéria

Resumo

A proposta deste trabalho foi analisar de que maneira alunos, que frequentaram um curso não formal, elaborado com baseado na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, elaboram mapas conceituais, e avaliar a contribuição desta ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos no referido curso, intitulado “Matéria e suas transformações”. Como instrumento complementar a avaliação, os alunos responderam um questionário dissertativo antes e após o curso e elaboraram um texto livre sobre o que haviam aprendido. Os resultados revelaram que a metodologia empregada facilitou o processo de aprendizagem dos conceitos, a qual foi observada pela comparação das respostas obtidas no questionário inicial e final, e pela qualidade e complexidade dos mapas elaborados, os quais, em sua maioria, apresentavam os conceitos fundamentais para o entendimento dos assuntos estudados, seguindo uma diferenciação progressiva e suas proposições expressavam um significado lógico. Tais resultados indicam que aulas com essa vertente devem ser desenvolvidas mesmo que, a princípio, sejam mais trabalhosas para sua elaboração. Os resultados indicam também que o mapa conceitual pode contribuir significativamente no processo de aprendizagem dos alunos, e que há a possibilidade destes o considerarem como uma ferramenta que pode os auxiliar durante a aprendizagem e não como mais um instrumento de avaliação. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dácio Rodney Hartwig
    Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2012-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Implementação e avaliação de um curso sobre matéria e suas transformações baseado na teoria da Aprendizagem Significativa: uma análise a partir de mapas conceituais. (2012). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 117-137. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4222