Implementação e avaliação de um curso sobre matéria e suas transformações baseado na teoria da Aprendizagem Significativa: uma análise a partir de mapas conceituais

Autores

  • Ariane Baffa Lourenço Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo (USP)
  • Antonio Carlos Hernandes Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo
  • Gláucia Grüninger Gomes Costa E.E. Prof. José Juliano Neto, SEESP
  • Dácio Rodney Hartwig

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, mapa conceitual, matéria

Resumo

A proposta deste trabalho foi analisar de que maneira alunos, que frequentaram um curso não formal, elaborado com baseado na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, elaboram mapas conceituais, e avaliar a contribuição desta ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos no referido curso, intitulado “Matéria e suas transformações”. Como instrumento complementar a avaliação, os alunos responderam um questionário dissertativo antes e após o curso e elaboraram um texto livre sobre o que haviam aprendido. Os resultados revelaram que a metodologia empregada facilitou o processo de aprendizagem dos conceitos, a qual foi observada pela comparação das respostas obtidas no questionário inicial e final, e pela qualidade e complexidade dos mapas elaborados, os quais, em sua maioria, apresentavam os conceitos fundamentais para o entendimento dos assuntos estudados, seguindo uma diferenciação progressiva e suas proposições expressavam um significado lógico. Tais resultados indicam que aulas com essa vertente devem ser desenvolvidas mesmo que, a princípio, sejam mais trabalhosas para sua elaboração. Os resultados indicam também que o mapa conceitual pode contribuir significativamente no processo de aprendizagem dos alunos, e que há a possibilidade destes o considerarem como uma ferramenta que pode os auxiliar durante a aprendizagem e não como mais um instrumento de avaliação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dácio Rodney Hartwig

Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Lourenço, A. B., Hernandes, A. C., Costa, G. G. G., & Hartwig, D. R. (2012). Implementação e avaliação de um curso sobre matéria e suas transformações baseado na teoria da Aprendizagem Significativa: uma análise a partir de mapas conceituais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 117–137. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4222

Edição

Seção

Artigos