Concepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental: Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’

Autores

  • Rosa Branca Tracana Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto - Portugal
  • Maria Eduarda Ferreira Instituto Politécnico da Guarda - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto - Portugal
  • Graça S. Carvalho CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho - Portugal

Palavras-chave:

Concepções de professores, Educação ambiental, Antropocêntrico, Ecocêntrico, Sentimentocêntrico

Resumo

A relação Homem–Natureza pode ser vista numa perspectiva “antropocêntrica” (utilização da natureza) e “ecocêntrica” (preservação da natureza). Neste estudo identificámos estas concepções em professores e futuros professores portugueses do ensino Primário (ou 1º CEB), de Biologia e de Língua Portuguesa, dado que tais concepções têm implicações no processo de educação ambiental. Aplicámos o questionário que foi construído dentro do projecto europeu BIOHEAD-CITIZEN o qual engloba 19 países. Identificámos três grupos de respostas dos inquiridos: concepção “ecocêntrica”, “antropocêntrica” e ainda “sentimentocêntrica” (atribuição de sentimentos a animais). A amostra portuguesa é globalmente mais “ecocêntrica” do que “antropocêntrica” e a análise estatística between group mostrou que os professores Primários e de Biologia, que são os que mais praticam educação ambiental, estão mais perto da perspectiva “ecocêntrica” comparativamente aos professores de Língua Portuguesa que são mais “antropocêntricos”. 

Downloads

Publicado

2013-01-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepções de (futuros) professores portugueses sobre educação ambiental: Identificação das dimensões ‘ecocêntrica’, ‘antropocêntrica’ e ‘sentimentocêntrica’. (2013). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(2), 111-127. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4233