Material Didático para Ensino de Biologia: Possibilidades de Inclusão

Autores

  • José Murilo Calixto Vaz Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
  • Ana Laura de Souza Paulino Universidade Federal de Alfenas
  • Fernanda Vilhena Mafra Bazon Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Keila Bossolani Kiill Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
  • Tereza Cristina Orlando
  • Mixele Xavier dos Reis
  • Carolina Mello Universidade Federal de Alfenas (UNIFEI)

Palavras-chave:

deficiência visual, educação inclusiva, material didático, ensino de ciências

Resumo

Esta pesquisa buscou entender as especificidades de aprendizagem de alunos com deficiência visual (com cegueira e baixa visão) no que concerne ao ensino de biologia. Sabe-se que por lei, o alunado com necessidades educacionais especiais tem direito a se matricular no ensino regular, entretanto, ao fazer isso, pode encontrar obstáculos de diversas ordens, sendo que uma delas é a falta de materiais adaptados. Este estudo teve por objetivo a elaboração de materiais inclusivos para o ensino de biologia, especificadamente modelo de tradução, célula eucariótica e núcleo celular, com características que respeitam as necessidades de alunos com deficiência visual. A avaliação do material foi realizada por nove professores do ensino superior da área de biologia, três professores universitários de educação especial/inclusiva, dois professores de educação especial na área de deficiência visual, dois alunos com deficiência visual, duas professoras com deficiência visual e dezessete alunos sem qualquer NEE. Os modelos foram considerados adaptados na avaliação de todos os participantes, podendo-se verificar que o mesmo apresenta características que podem auxiliar na disciplina de biologia.

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Biografia do Autor

Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Orientadora da Pesquisa. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de âo Paulo (2009). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, deficiência visual, desenvolvimento infantil, educação especial, relação familiar, relação fraterna. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos

Keila Bossolani Kiill, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e atua na área de Educação Química.

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Publicado

2013-04-10

Como Citar

Vaz, J. M. C., Paulino, A. L. de S., Bazon, F. V. M., Kiill, K. B., Orlando, T. C., Reis, M. X. dos, & Mello, C. (2013). Material Didático para Ensino de Biologia: Possibilidades de Inclusão. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(3), 81–104. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4243