Diga-me tuas medidas e direi quem és: A padronização estética dos corpos pelos discursos biológicos

Autores

  • Lilliane Miranda Freitas Universidade Federal do Pará
  • Silvia Nogueira Chaves Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Discurso biológico, Produção cultural do corpo, Pedagogia cultural da mídia, Divulgação científica.

Resumo

Neste estudo investigamos matérias da Revista Superinteressante com objetivo de analisar como os discursos biológicos definem uma estética correta do corpo e seus desdobramentos sociais. Analisamos esta problemática a partir das teorizações de Michel Foucault e dos Estudos Culturais examinando a articulação saber/poder presentes na produção de subjetividades pela pedagogia cultural da mídia e nos discursos biológicos. Dentre os resultados da investigação, destacamos que o discurso biológico e midiático têm sugerido formas estéticas naturais que tacitamente instituem padrões a serem seguidos, pautados como normais, gerando uma corrida social para alcançar a medida certa do corpo. Consideramos que a estética “melhor” não é dada pelo aparato biológico, mas sim por instâncias culturais, que elegem arbitrariamente um padrão a partir do qual todas as formas corporais serão valoradas. Compreender os efeitos que a mídia provoca através do discurso biológico é um dos desafios que se coloca à área de Ensino de Ciências, isso porque os espaços de mídia constituem na sociedade contemporânea lugares de educação científica tão ou mais frequentados que a escola.

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Publicado

2013-04-16

Como Citar

Freitas, L. M., & Chaves, S. N. (2013). Diga-me tuas medidas e direi quem és: A padronização estética dos corpos pelos discursos biológicos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 47–63. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4251

Edição

Seção

Artigos