Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química

  • Giovanna Stefanello Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Livro didático, recursos visuais, modelos atômicos

Resumo

Diversas pesquisas na área de educação em Ciências apontam que a utilização de recursos visuais pode auxiliar os estudantes na compreensão de conceitos com alto nível de abstração. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar as representações visuais relacionadas ao conteúdo de modelos atômicos dos livros textos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012 na tentativa de compreender seu objetivo didático e sua influência na aprendizagem dos estudantes. Para isso, primeiramente nos baseamos nas categorias propostas por Perales e Jiménez (2002) e em um segundo momento em relação aos níveis de representação da matéria. Os resultados desse estudo indicam que há uma diversidade na maneira como as imagens são apresentadas em cada livro e que é necessário haver um maior cuidado com a qualidade dos textos e imagens presentes nesse recurso didático, visto que desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Stefanello Silva, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde desta mesma instituição.
Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, doutora em Ciências (enfase em Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente professora associada IV do Departamento de Química da UFSM e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.
Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal de Santa Maria
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. É mestre em Educação em Ciências (Química) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM.
Publicado
2013-10-23
Como Citar
Silva, G. S., Braibante, M. E. F., & Pazinato, M. S. (2013). Os recursos visuais utilizados na abordagem dos modelos atômicos: uma análise nos livros didáticos de Química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(2), 159-182. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4266
Seção
Artigos