Utilizando a elaboração de folders para a construção da cidadania com estudantes do Ensino Médio
Palavras-chave:
Educação Ambiental, elaboração de folders, Ensino de QuímicaResumo
A inserção da Educação Ambiental (EA) em todos os níveis de ensino é uma recomendação da Lei Federal 9.795/99, bem como, o tema meio ambiente é um dos temas transversais sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que devem perpassar todas as disciplinas do currículo escolar. Desta forma, este trabalho apresenta a utilização de uma estratégia pedagógica: elaboração de folders informativos relacionados à EA por estudantes de uma turma do nível médio nas aulas de Química e faz uma análise das contribuições desta prática para a formação cidadã destes estudantes. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo e foi desenvolvida com trinta estudantes do segundo ano do nível médio de uma escola da rede estadual, localizada em um município do estado do Rio Grande do Sul. A EA foi inserida nas aulas de Química e relacionada com as demais áreas através de várias atividades realizadas com os estudantes, entre estas, a confecção de folders. O assunto mais abordado nos folders foi às atitudes sustentáveis para conscientizar a população. Foram criadas categorias para analisar a elaboração do material desenvolvido e os dados são analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Detectamos que este tipo de atividade permitiu ao aluno transformar-se em um agente do seu conhecimento, à medida que ele mesmo buscou por iniciativa própria informações para a detecção e resolução do problema em questão. Além disso, a elaboração dos folders permitiu a inserção de uma educação democrática e cidadã na formação destes sujeitos, uma vez que, os estudantes participaram dos assuntos da comunidade e buscaram exercer nela o papel que lhes correspondem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.