Investigação sobre atividades experimentais de conhecimento físico nas séries iniciais

  • Sandra Maria Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hiraldo Serra Faculdade de Educação- Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Ensino de ciências, atividade experimental, motivação, séries iniciais

Resumo

Estudos têm mostrado que as atividades experimentais pelo seu caráter lúdico podem viabilizar a discussão de conceitos e fenômenos decorrentes das ciências naturais no cotidiano das crianças. Esse trabalho relata uma investigação com atividades experimentais no ensino de ciências para comprovar a existência do ar, realizada com alunos da segunda série do ensino fundamental. Uma abordagem metodológica qualitativa foi empregada e a coleta de dados ocorreu por meio de observações diretas, relatos escritos e desenhos produzidos pelas crianças. As intervenções dos pesquisadores e as contribuições dos estudantes foram videogravadas. A pesquisa buscou investigar conhecimentos e contribuições dos alunos nas atividades experimentais e influência destas na motivação para a aprendizagem. O estudo trouxe informações relevantes sobre o envolvimento e interesse dos alunos pela investigação, mostrando que atividades desse tipo, podem contribuir para aspectos que vão muito além das questões específicas do saber científico, podendo atingir objetivos vinculados à dimensão afetiva, respeito às opiniões divergentes e valorização do trabalho em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Silva, Universidade Federal da Grande Dourados
Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011)
Hiraldo Serra, Faculdade de Educação- Universidade Federal da Grande Dourados
Possui Graduação em Ciências (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Física (Licenciatura). Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio de pós doutoramento no Instituto de Física, Departamento de Física Geral da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador/BA com Modelagem de Sistemas Biológicos e Biomédicos por Equações Diferenciais. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com docência na área de Currículo e Ensino de Ciências e Matemática, pesquisa no Ensino de Ciências para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e extensão universitária na Formação Continuada de Professores no ensino de Ciências para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui larga experiência no ensino de Ciências, Matemática e Física no Ensino Fundamental e Ensino Médio como professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Publicado
2014-03-21
Como Citar
Silva, S. M., & Serra, H. (2014). Investigação sobre atividades experimentais de conhecimento físico nas séries iniciais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(3), 09-23. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4269