Ensino do Sistema Solar para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo.

Autores

  • Adrian Luiz Rizzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
  • Sirlei Bortolini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
  • Paulo Vinícius dos Santos Rebeque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Palavras-chave:

deficiência visual, inclusão, didática multissensorial, ensino de Astronomia.

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo buscar alternativas para o ensino de Astronomia para alunos com e sem deficiência visual. Para isso, realizamos oficinas na temática escalas do Sistema Solar pautadas em uma didática multissensorial. Nossos resultados evidenciam que é possível traçar estratégias para a inclusão de alunos com deficiência visual em turmas regulares por meio de didáticas multissensoriais.

 

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Biografia do Autor

Adrian Luiz Rizzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Licenciado em Física

Sirlei Bortolini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais 

Paulo Vinícius dos Santos Rebeque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Diretoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Rizzo, A. L., Bortolini, S., & Rebeque, P. V. dos S. (2014). Ensino do Sistema Solar para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(1), 191–204. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4288

Edição

Seção

Artigos