Ensino do Sistema Solar para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo.

Authors

  • Adrian Luiz Rizzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
  • Sirlei Bortolini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves
  • Paulo Vinícius dos Santos Rebeque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Keywords:

deficiência visual, inclusão, didática multissensorial, ensino de Astronomia.

Abstract

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo buscar alternativas para o ensino de Astronomia para alunos com e sem deficiência visual. Para isso, realizamos oficinas na temática escalas do Sistema Solar pautadas em uma didática multissensorial. Nossos resultados evidenciam que é possível traçar estratégias para a inclusão de alunos com deficiência visual em turmas regulares por meio de didáticas multissensoriais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adrian Luiz Rizzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Licenciado em Física

Sirlei Bortolini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais 

Paulo Vinícius dos Santos Rebeque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves

Diretoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação

Published

2014-08-08

How to Cite

Rizzo, A. L., Bortolini, S., & Rebeque, P. V. dos S. (2014). Ensino do Sistema Solar para alunos com e sem deficiência visual: proposta de um ensino inclusivo. Brazilian Journal of Research in Science Education, 14(1), 191–204. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4288