Análise do Conteúdo Serpentes nos Livros Didáticos de Ciências do 7º Ano do Município de Blumenau
Palavras-chave:
Ensino de ciências. Livro didático. Conteúdo serpente. Erros conceituais.Resumo
O presente estudo analisou o tema serpentes em três livros didáticos, publicados em 2009. Tais livros foram selecionados por serem os mais utilizados pelas escolas no município de Blumenau – SC tendo como objetivo propiciar ao professor subsídios para escolher com mais segurança seu livro didático, além de identificar problemas referentes ao tema que é desenvolvido nos livros didáticos. Foi realizada uma exímia leitura com a identificação dos problemas, sua classificação em conceitos científicos corretos, classificação não-científica e sua comparação com bibliografia científica especializada. Percebeu-se a recorrência de problemas já diagnosticados por outros autores e uma grande presença de problemas conceituais envolvendo a anatomia, identificação de serpentes e outras características referentes a sua biologia. Alguns dos problemas identificados podem causar erros no atendimento aos acidentados com serpentes peçonhentas, elevando a gravidade do problema diagnosticado. Fazem-se necessários mais trabalhos de verificação e comparação de conteúdos com bibliografia especifica a fim de propiciar aos utilizadores do livro didático segurança no conteúdo desenvolvido pelo mesmo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.