Análise do Conteúdo Serpentes nos Livros Didáticos de Ciências do 7º Ano do Município de Blumenau

Autores

  • Alex Giordano Bergmann Instituto Federal de Santa Catarina
  • Lucas Dominguini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Livro didático. Conteúdo serpente. Erros conceituais.

Resumo

O presente estudo analisou o tema serpentes em três livros didáticos, publicados em 2009. Tais livros foram selecionados por serem os mais utilizados pelas escolas no município de Blumenau – SC tendo como objetivo propiciar ao professor subsídios para escolher com mais segurança seu livro didático, além de identificar problemas referentes ao tema que é desenvolvido nos livros didáticos. Foi realizada uma exímia leitura com a identificação dos problemas, sua classificação em conceitos científicos corretos, classificação não-científica e sua comparação com bibliografia científica especializada. Percebeu-se a recorrência de problemas já diagnosticados por outros autores e uma grande presença de problemas conceituais envolvendo a anatomia, identificação de serpentes e outras características referentes a sua biologia. Alguns dos problemas identificados podem causar erros no atendimento aos acidentados com serpentes peçonhentas, elevando a gravidade do problema diagnosticado. Fazem-se necessários mais trabalhos de verificação e comparação de conteúdos com bibliografia especifica a fim de propiciar aos utilizadores do livro didático segurança no conteúdo desenvolvido pelo mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Giordano Bergmann, Instituto Federal de Santa Catarina

Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Licenciado em Ciências Biológicas.

Lucas Dominguini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma

Doutorado em andamento em Engenharia Química pela                . Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Licenciado em Química pela Univerisade do Sul de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

Bergmann, A. G., & Dominguini, L. (2015). Análise do Conteúdo Serpentes nos Livros Didáticos de Ciências do 7º Ano do Município de Blumenau. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 259–273. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4313

Edição

Seção

Artigos