Contribuições do PIBID à Formação Inicial de Professores de Ciências na Perspectiva dos Licenciandos
Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Professores de Ciências, PIBIDResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que dentre seus objetivos pretende oferecer condições para uma maior integração entre as escolas da Educação Básica e as instituições formadoras, promovendo, assim, uma articulação entre a teoria e a prática da docência, contribuindo para a elevação da qualidade dos cursos de licenciatura e também do desempenho das escolas nas avaliações nacionais, acarretando, consequentemente, um aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O artigo original aqui apresentado buscou avaliar as contribuições que o PIBID tem trazido para a formação inicial de professores de Ciências que atuarão na Educação Básica. A pesquisa foi realizada com discentes dos cursos de Licenciatura em Física e Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e que participaram do PIBID como bolsistas durante dois anos, convivendo diretamente com a realidade da escola pública. Os dados foram obtidos por meio de um questionário com três questões, no qual os participantes refletiram a respeito de sua participação nos subprojetos do Programa. Os dados nos possibilitam pensar nas contribuições dos subprojetos do PIBID em questão, na medida em que se observou uma antecipação da vivência da experiência da prática docente, além de discutir as possíveis conseqüências da participação nas ações dos subprojetos PIBID para a formação e a ressignificação do lugar ocupado pela escola na formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.