A compreensão de competências a partir de modalidades de conteúdos curriculares: um estudo de caso sobre o tema “A diversidade da vida: o desafio da classificação biológica” do Currículo do Estado de São Paulo

  • Caio Samuel Franciscati da Silva Escola Municipal de Educação Básica Coronel Vaz
  • Jair Lopes Junior Departamento de Psicologia Faculdade de Ciências - UNESP, Campus de Bauru
Palavras-chave: Competências, Modalidades de conteúdos curriculares, Currículo, Ensino de Biologia.

Resumo

O conceito de competências curriculares difundiu-se de maneira acelerada no meio educacional a despeito de sua definição e operacionalização em situações de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, este trabalho propõe a compreensão de competências vinculadas ao tema “A diversidade da vida: o desafio da classificação biológica” presentes no Currículo do Estado de São Paulo a partir de modalidades de conteúdos curriculares (conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais), bem como a identificação e caracterização das condições didáticas oferecidas pelo currículo para sua consecução. Os resultados encontrados, por meio de análise documental, revelaram que os conteúdos derivados das competências previstas são, estritamente, conceituais e procedimentais. As condições didáticas preconizadas pelos materiais curriculares, por sua vez, permitem o desenvolvimento de conteúdos conceituais, mas a abordagem de conteúdos procedimentais, em determinadas atividades, pode conduzir a desenvolvimentos falhos ou distintos daqueles preconizados pelo currículo estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Samuel Franciscati da Silva, Escola Municipal de Educação Básica Coronel Vaz
Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Campus de Jaboticabal, Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), Campus de Jaboticabal, e Mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), Campus de Bauru. Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru, sob a orientação do Prof. Dr. Jair Lopes Junior. Atua como professor de Ciências e Biologia nos ensinos Fundamental e Médio nas escolas da rede estadual de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, ensino de evolução e práticas pedagógicas.
Jair Lopes Junior, Departamento de Psicologia Faculdade de Ciências - UNESP, Campus de Bauru
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É docente cadastrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, área de concentração Desenvolvimento e Aprendizagem, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, área de concentração em Ensino de Ciências, ambos na UNESP/Bauru. Desenvolve atividades didáticas, de pesquisa e de orientação acadêmica relacionadas com o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares da Educação Básica, bem como sobre processos comportamentais constituintes de competências e de habilidades designadas em matrizes de referência de sistemas de avaliação educacional em larga escala.
Publicado
2016-04-28
Como Citar
Franciscati da Silva, C. S., & Lopes Junior, J. (2016). A compreensão de competências a partir de modalidades de conteúdos curriculares: um estudo de caso sobre o tema “A diversidade da vida: o desafio da classificação biológica” do Currículo do Estado de São Paulo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 57-76. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4337
Seção
Artigos