Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental

Autores

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá
  • Eduardo Augusto Tomanik Universidade Estadual de Maringá
  • Graça Simões Carvalho Universidade do Minho

Palavras-chave:

Formação docente, Saber científico, Saber escolar, Ambiente regional.

Resumo

A formação de professores das séries iniciais da educação básica é deficiente em relação aos conhecimentos científicos sobre meio ambiente. Portanto, neste trabalho pretendeu-se conhecer como ocorreu o processo de transposição didática externa do “saber sábio” para o “saber a ensinar” efetuado pelos pesquisadores doutorados pelo PEA-UEM (Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá), bem como o processo de transposição didática interna do “saber a ensinar” para “saber ensinado” dirigido aos professores das séries iniciais da educação básica deste município na formação continuada. Os resultados indicaram que o curso sobre o ambiente regional promoveu grande interesse e participação das professoras no processo de formação continuada. Também indicou ser válido para a transposição didática externa e interna, embora esta última tenha demonstrado que a textualização do saber teve maior direcionamento nas necessidades científicas das professoras, não promovendo a abrangência do contexto sociocultural do ambiente regional.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá
    Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Professor do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Regional de Goioerê e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM.
  • Eduardo Augusto Tomanik, Universidade Estadual de Maringá
    Licenciado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestre em Psicologia Comunitária pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Professor Associado, Docente do Curso de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia (Mestrado e Doutorado) e em Psicologia (Mestrado) da Universidade Estadual de Maringá.
  • Graça Simões Carvalho, Universidade do Minho
    Professora Catedrática do CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Downloads

Publicado

2016-09-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental. (2016). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 237-256. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4374