Discursos sobre Física Contemporânea no Ensino Médio a partir da Leitura de Textos de Divulgação Científica

Palavras-chave: divulgação científica, física contemporânea, leitura, discursos.

Resumo

Esta pesquisa empírica e qualitativa investiga o uso de textos de divulgação científica (TDC) para abordar temas controversos relacionados à física contemporânea no ensino médio. O objetivo principal consiste em analisar os sentidos construídos pelos estudantes a partir da leitura dos TDC, organizada através de roteiros que solicitam respostas por escrito a questionários e a realização de seminários em sala de aula. O total de 53 alunos do terceiro ano de um colégio particular localizado na cidade de São Paulo realizaram as atividades programadas em um período de seis aulas. Com base no referencial teórico da
Análise de Discurso francesa, a produção dos estudantes evidencia o desenvolvimento de posicionamentos críticos sobre aspectos da prática científica e a compreensão de certos conceitos físicos associados às temáticas abordadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Moreira da Silva, GEPEAC - UFABC
Centro Educacional SESI 069 São Paulo, SP - Brasil Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPEAC). 
Marcelo Zanotello, GEPEAC - UFABC
Universidade Federal do ABC Santo André, SP - Brasil Doutor em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPEAC). 
Publicado
2017-04-30
Como Citar
Silva, W. M. da, & Zanotello, M. (2017). Discursos sobre Física Contemporânea no Ensino Médio a partir da Leitura de Textos de Divulgação Científica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(1), 45-74. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717145
Seção
Artigos