Ensino de Ciências e Recursos Tecnológicos nos Anos Iniciais da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u683708Palavras-chave:
Educação Científica, Tecnologias, Ensino Fundamental I, Contos de Fada, InvençõesResumo
Esta investigação empírica e qualitativa analisa práticas de ensino investigativas com o uso de recursos tecnológicos a fim de promover uma aprendizagem contextualizada em aulas de ciências nas séries iniciais da educação básica. Para tanto, foi elaborado um projeto que envolveu 56 alunos, com idades entre 6 e 7 anos, em uma escola pública paulista. O projeto teve início com o universo dos contos de fadas e desenvolveu-se através de atividades planejadas em uma perspectiva educacional construtivista. A análise das produções das crianças foi organizada em dimensões que permitem evidenciar, dentre outros aspectos: seu envolvimento e participação ativa, estimulados pelo uso dos recursos tecnológicos como um diferencial em relação às atividades convencionais instrucionais; indícios de uma formação conceitual em certos temas de física; uma capacidade em estabelecerem relações com situações cotidianas; e o desenvolvimento da autoria e do protagonismo na construção do conhecimento.
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