Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Sobre
Sobre a Revista
Regimento
Corpo Editorial
Contato
Submissões
Atual
Acervo
Estatísticas
Notícias
Buscar
Notícias
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 19 (2019): Janeiro-Dezembro
v. 19 (2019): Janeiro-Dezembro
Publicado:
2019-05-02
Artigos
Dificuldades e Estratégias para Compreensão do Conceito de Emaranhamento Quântico: Um Estudo na Formação Inicial de Professores de Física
Jader da Silva Netto, Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Fernanda Ostermann
1-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u136
A Mediação Pedagógica de uma Licencianda em Ciências Biológicas em uma Aula Investigativa de Ciências Envolvendo Conceitos Físicos
Leandro da Silva Barcellos, Suiany Vitorino Gervásio, Mirian do Amaral Jonis Silva, Geide Rosa Coelho
37-65
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u3765
Discutindo o Processo de Criação Científica por meio de uma Abordagem Histórica da Anatomia Humana em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Gabriel Ribeiro, José Luís de Jesus Coelho da Silva
67-94
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u6794
Problematizando Práticas Científicas em Aulas de Física: o uso de uma História Interrompida para se Discutir Ciência de Forma Epistemológica-Contextual
Hermann Schiffer, Andreia Guerra
95-127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u95127
A Saúde nos Documentos Curriculares Oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular
Marta Caires Sousa, Ana Paula Miranda Guimarães, Amanda Amantes
129-153
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153
Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour
Nathan Willig Lima, Pedro Antônio Viana Vazata, Fernanda Ostermann, Claudio José de Holanda Cavalcanti, Andreia Guerra Moraes
155-189
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u155189
Science Education in Post-Truth Age: Metaphysical Reflections from Bruno Latour’s Science Studies
Nathan Willig Lima, Pedro Antônio Viana Vazata, Fernanda Ostermann, Claudio José de Holanda Cavalcanti, Andreia Guerra
191-224
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u191224
Formação de Professores de Biologia e Educação Inclusiva: Indícios do Projeto Acadêmico Curricular
Rafaela Rocha-Oliveira, Viviane Borges Dias, Maxwell Siqueira
225-250
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u225250
Transformação da Ação Mediada a partir da Ressignificação do Uso de Objetos Mediadores em Aulas do Ensino Superior
Leandro Antonio Oliveira, Eliane Ferreira de Sá, Eduardo Fleury Mortimer
251-274
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u251274
A Integração de Saberes e as Marcas dos Conhecimentos Tradicionais: Reconhecer para Afirmar Trocas Interculturais no Ensino de Ciências
Rodrigo dos Santos Crepalde, Verônica Klepka, Tânia Oliveira Pinto Halley, Mikaella Sousa
275-297
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u275297
As Percepções de um Professor e Alunos sobre o Ensino e as Questões de Ciências do PISA de 2015
Adriana Aparecida Ranulfo, Geraldo Rocha Fernandes, Luciana Resende Allain
299-328
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u299328
Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais
Bárbara Carine Soares Pinheiro
329-344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u329344
A Formação Inicial na Concepção Docente: Um Estudo Fenomenológico com Professores de Ciências Biológicas
Ravi Cajú Duré, Francisco José Pegado Abílio
345-371
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u345371
Análisis Praxeológico de los Métodos de Enseñanza: un Puente entre la Investigación y la Práctica
Tobias Espinosa, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit
373-397
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u373397
Agrotóxicos no Brasil: Uma Visão Relacional a Partir da Articulação Freire-CTS
Polliane Santos de Sousa, Ana Paula Gorri
399-422
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u399422
Expressão de Conceitos e Significados Bioquímicos à Luz da Gramática de Design Visual
Raíza Nayara de Melo Silva, Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão
423-447
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u423447
Contribuições e Dificuldades de Práticas de Leitura e Escrita para Ensinar e Aprender Física no Ensino Médio: Reflexões à Luz da Cultura Escolar
Joselaine Setlik, Ivanilda Higa
449-482
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u449482
Afinal de Contas Quem Sou Eu? Ah, Este é o Grande Enigma!: (Re)negociação de Significados na (Des)construção do Nexo Identitário como Professora-Pesquisadora que Ensina sobre Ciências
Patrícia Petitinga Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira
515-535
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u515535
Professores de Química em Formação Inicial: o que Pensam e Dizem sobre as Relações entre Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Sociedade
Rodrigo Luz Silva, Eliane dos Santos Almeida, Elisangela Silva do Nascimento, Christiana Andréa Vianna Prudêncio
537-563
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u537563
Concepções da Prática como Componente Curricular nos Cursos de Licenciatura em Química dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Priscila Juliana da Silva, Orliney Maciel Guimarães
565-594
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u565594
Um Estudo das Ações Discentes em Sala de Aula de um Campus do Instituto Federal do Paraná
Marily Aparecida Benicio, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Passos
595-621
PDF
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u595621
“Cabelo Bom/Ruim ou Bastonete de Queratina?” – Dimensão Estética de uma Controvérsia Étnico-Racial no Ensino de Química no Contexto da Educação Popular
Danilo Seithi kato, Beatriz Vivian Schneider-Felicio
623-647
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u623647
A Dimensão Axiológica na Elaboração de uma Rede Temática na Educação Infantil: Contribuições para o Ensino de Ciências
Jefferson Silva Santos, Josenilda Assunção Lima, Leticia dos Santos Barbosa, Simoni Tormohlen Gehlen
649-682
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u649682
Ensino de Ciências e Recursos Tecnológicos nos Anos Iniciais da Educação Básica
Verônica Gomes dos Santos, Marcelo Zanotello
683-708
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u683708
O Uso do Livro Didático de Ciências de 6º a 9º Ano: Um Estudo com Professores Brasileiros
Marcelo D'Aquino Rosa, Alysson Ramos Artuso
709-746
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u709746
Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos
Marlon Herbert Flora Barbosa Soares, Felipe Augusto de Mello Rezende
747-774
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u747774
Métodos Quantitativos Interpretativos na Educação em Ciências: Abordagens para Análise Multivariada de Dados
Matheus Monteiro Nascimento, Estevão Antunes Júnior, Cláudio Cavalcanti, Fernanda Ostermann
775-800
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u775800
O que se Aprende sobre Pêndulo Simples em Atividades Investigativas nos Laboratórios Material e Computacional?
Silvia Carla Cerqueira Porto, Amanda Amantes, Dielson Pereira Hohenfeld
825-858
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u825858
Avaliadores que contribuíram com a RBPEC em 2019
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
859-861
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários