Interação com Imagens e Gesticulação em uma Aula de Biologia

Autores

  • Vanessa Cappelle Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helder de Figueiredo e Paula Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG).

Palavras-chave:

Multimodalidade, Gestos, Educação em Ciências, Semiótica Social.

Resumo

Esse trabalho investiga como uma professora de biologia experiente coordena a fala com outros modos de comunicação (a proxêmica, as mudanças de postura corporal, a interação com imagens, os gestos, os movimentos de cabeça e as mudanças na direção do olhar) para compartilhar com os estudantes os conceitos de reprodução sexuada e assexuada. O referencial teórico-metodológico é desenvolvido com base nos conceitos oriundos da Teoria Multimodal da Semiótica Social, nas pesquisas de Adam Kendon sobre as funções dos gestos nas interações sociais e na Filosofia da Linguagem de Bakhtin. Os resultados mostram que o uso coordenado de diversos modos de
comunicação foi essencial para o compartilhamento de significados, a reiteração dos papéis sociais assumidos pela professora e pelos estudantes em sala de aula, bem como para a construção de um discurso multimodal coerente sobre a reprodução sexuada. O esquema analítico e a minúcia requerida na transcrição das interações multimodais dão visibilidade a aspectos importantes da comunicação vivenciada pelos sujeitos da pesquisa. Sugerimos que esses resultados podem ajudar professores de ciências a tomar decisões sobre como selecionar e combinar diferentes recursos semióticos com o intuito de ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes. Implicações para a formação de professores são apontadas, com vistas a expandir o conhecimento sobre o
potencial dos recursos comunicativos disponíveis nas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cappelle, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda da Linha Educação em Ciências da Faculdade de Educação da UFMG.

Helder de Figueiredo e Paula, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG). 

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Cappelle, V., & Paula, H. de F. e. (2016). Interação com Imagens e Gesticulação em uma Aula de Biologia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 693–723. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4482