Múltiplos Discursos Tratam das Ciências Naturais em Cursos de Pedagogia: Dilemas e Desafios para a Formação do Professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172467

Palavras-chave:

ensino de ciências naturais, ensino fundamental, pedagogia.

Resumo

Este trabalho discute a importância do ensino de Ciências Naturais para o desenvolvimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os argumentos da literatura preconizam conteúdos sistêmicos ligados às Geociências; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente porque esses discutem desafios do ambiente e interrelacionam áreas diferentes (Biologia, Química, Ciências da Terra e Física). Além disso, objetivamos analisar os discursos de dois coordenadores, três professores formadores e 103 alunos de quatro cursos presenciais de Pedagogia de duas instituições do Estado de São Paulo para conhecer suas expectativas e ideias sobre a área de CN. A pesquisa usou abordagem qualitativa para coletar e analisar dados: houve análise documental e foram feitas entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram examinados com técnicas de análise de conteúdo e os resultados demonstraram que estudantes desejam lecionar para crianças, professores acreditam que seus alunos não querem ser docentes, coordenadores defendem que seus cursos prepararam bons professores. Não há concordância sobre como os cursos devem tratar as CN. Além disso, temas sobre a finalidade do curso emergiram dos discursos, configurando-se dilemas e desafios para a formação dos professores polivalentes. Esses resultados sugerem a necessidade de futuras e diversificadas abordagens investigativas em cursos de Pedagogia.

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Biografia do Autor

Patricia Elisa do Couto Chipoletti Esteves, PEHCT - Instituto de Geociências Unicamp - Campinas, SP

Professora Universitária.

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática.

Leciona em cursos de graduação da área da saúde e de formação de professores.

É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) - Unicamp

 

Pedro Wagner Gonçalves, Instituto de Geociências Unicamp, Campinas, SP

Instituto de Geociências

Unicamp, SP

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Esteves, P. E. do C. C., & Gonçalves, P. W. (2017). Múltiplos Discursos Tratam das Ciências Naturais em Cursos de Pedagogia: Dilemas e Desafios para a Formação do Professor. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(2), 467–493. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172467

Edição

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Artigos