As Imagens Científicas como Estratégia para a Integração da História da Ciência no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173835Palavras-chave:
leitura de imagem, revisão de literatura, história da ciência, ensino de ciências.Resumo
O presente trabalho aborda uma revisão de literatura realizada em periódicos brasileiros e internacionais compreendendo o período de 2010 a 2015. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi identificar se as imagens científicas têm sido utilizadas em propostas que integram a história da ciência ao ensino de ciências. Os 45 artigos selecionados foram analisados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD), sendo os dados empíricos dessas pesquisas provenientes de vários instrumentos tais como questionários ou perguntas anexadas a materiais como textos, entrevistas, gravações e/ou notas de aulas, desenhos, entre outros. Nossa análise apresenta informações gerais sobre as estratégias didáticas utilizadas, com ênfase nos trabalhos que abordavam o uso de imagens e que correspondem a uma proposta de ampliação das estratégias didáticas descritas por McComas (2013). As pesquisas que descreveram a utilização das imagens científicas na sala de aula se mostraram eficientes para a contextualização da histórica da ciência; discussão da tríade ciência, tecnologia e sociedade e suas relações; do papel da experimentação e; das controvérsias científicas. Igualmente, os artigos que retratam o uso das imagens científicas no ensino fornecem subsídios metodológicos ao professor para abordar conteúdos científicos de modo diferenciado. Porém, para sua melhor efetivação no contexto escolar é necessário contornar alguns obstáculos, tais como a dificuldade dos alunos em interpretar imagens.
Downloads
Referências
courses on students’ views of nature of science. Journal of Research in
Science Teaching, 10(37), 1057–1095.
Alpers, S. (1999). A arte de descrever. São Paulo: Edusp.
PCNEM. (2000). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: SEMTEC.
Cachapuz, A, Gil-Perez, D., Carvalho, A. M. P., & Vilches, A. (2005). A necessária renovação do Ensino de Ciências. 1.ed. São Paulo: Cortez.
Callegario, L. J., Hygino, C. B., Alves, V. L. O., Luna, F. J., Linhares, M. P (2015). A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Revista Virtual de Química, 7(3), 977–991.
Carneiro, M. H. (1997). As imagens no livro didático. In I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências da ABRAPEC. Águas de Lindoia, SP.
Chang, H (2011). How historical experiments can improve scientific knowledge and Science education: the cases of boiling water and electrochemistry. Science & Education, 20(3–4), 317–41.
Costa, C. (2005). Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez.
Costa, P. F. C. (2006). A visualização da natureza e o entendimento do mundo vivo. Filosofia e História da Biologia, 1, 247–269.
Faria, M. F., & Pataca, E. M. (2005). Ver para crer: a importância da imagem na gestão do Império Português no final de setecentos. Lisboa: Universidade Autônoma de Lisboa.
Fiúza, L., & Guerra, A (2014). Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Revista Ensaio, 16(2), 125–145.
Forato, T. C. M. (2009). A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da natureza da luz. (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Joly, M. (2007). Introdução à Análise da Imagem. 11. ed. Campinas, SP: Papirus.
Kendig, C (2013). Integrating History and Philosophy of the Life Sciences in Practiceto Enhance Science Education: Swammerdam’s Historia In sectorum Generalis and the Case of the Water Flea. Science &Education, 22(1), 1939–1961.
Lakatos, I. (1978). The Methodology of Scientific Research Programmes. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Martins, R. A. (2006). Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In C. C., Silva (Org.), Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino (pp. 21–34). São Paulo, SP: Livraria da Física.
Matthews, M. R. (1994). Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science.1.ed. London, UK: Routledge.
McComas, W. (2013). Uma proposta de classificação para os tipos de aplicação da história da ciência na formação científica: implicações para a pesquisa e desenvolvimento. In C.C. Silva, & M. E. Prestes, (Orgs.), Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas (pp. 425–448). São Carlos, SP: Tipografia Editora.
Metz, D.; Stinner, A (2007). A role for historical experiments: capturing the spirit of the itinerant lecturers of the 18th century. Science & Education, 16(6), 613–624.
Moraes, R. & Galiazzi, M. (2011). Análise Textual Discursiva. 2.ed. Ijuí, RS: Unijuí.
Moraes, A., & Guerra, A (2013). História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas da física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(1), 1–9.
Moreira, M. A. (2006). Mapas conceituais e diagramas V. 1.ed. Porto Alegre, RS: Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Proença, G. (2008). Descobrindo a História da Arte. 7.ed. São Paulo, SP: Editora Ática.
Rinaldi, E., & Guerra, A. (2011). História da ciência e o uso da instrumentação: construção de um transmissor de voz como estratégia de ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 28(3), 653–675.
Rudge, D. W., Cassidy, D. P., Fulford, J. M., & Howe, E. M. (2014). Changes Observed in Views of Nature of Science During a Historically Based Unit. Science & Education, 23(1), 1879–1909.
Sá, M. B. Z.; Vicentin, E. M., & Carvalho, E. (2010). A História e a Arte cênica como Recursos Pedagógicos para o Ensino de Química: Uma Questão Interdisciplinar. Química Nova na Escola, 32(1), 9–13.
Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2011). Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77.
Sequeira, M., & Leite, L.(1988). A história da ciência no ensino-aprendizagem das ciências. Revista Portuguesa de Educação, 1(2), 29–40.
Silva, H. R. A., & Moraes, A. G. (2015). O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de Química e Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(2), 378–406.
Silva, R. C., Stagni, R., & Beltran, M. H. R. (2010). Construindo representações da Natureza e das Artes: imagens e conhecimentos. In M. H. R. Beltran; F. Saito, & L. S. P Trindade (Orgs.), História da Ciência: tópicos atuais 2 (pp.79–102). São Paulo, SP: Livraria da Física.
Vannucchi, A. I. (1996). História e Filosofia da ciência: da teoria para a sala de aula. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Física e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Tomio, D., Grimes, C., Ronchi, D. L., Piazza, F., Reinicke, K., & Pecini, V. (2013). As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Caderno Pedagógico, 10(1), 25–40.
Zimmermann, E, & Evangelista, P.C. Q. (2004). Leitura e interpretação de imagens de física no Ensino Fundamental. In Anais do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física. Jaboticatubas, MG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.