Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181239

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Pesquisa, Paulo Freire.

Resumo

O presente estudo identifica pesquisas que utilizam os pressupostos freireanos na proposição de processos formativos de professores de Ciências e investiga como as etapas da Investigação Temática estão sendo inseridas no contexto da formação inicial e continuada de professores. Para atender aos objetivos propostos, a metodologia de trabalho estruturou-se segundo dois encaminhamentos complementares: a localização de pesquisas em Educação em Ciências que utilizam pressupostos freireanos em processos formativos de professores, a partir das Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e de periódicos brasileiros, no período de 2010 a 2015; e entrevistas semiestruturadas com pesquisadores da área de Educação em Ciências, os quais abordam o processo de Investigação Temática no contexto da formação inicial e continuada de professores de Ciências. As entrevistas foram audiogravadas e, posteriormente, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a Investigação Temática tem sido desenvolvida com maior frequência no contexto da formação inicial de professores do que na formação continuada, sendo o Levantamento Preliminar, a Análise das Situações Significativas e a Redução Temática, as etapas mais exploradas durante os processos formativos, havendo pouca ênfase no desenvolvimento das etapas de codificação/descodificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aires, J. A., & Lambach, M. (2010). Contextualização do Ensino de Química pela Problematização e Alfabetização Científica e Tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 10(1), 1–15.
Almeida, E. S. (2018). A Investigação Temática na perspectiva da articulação Freire-CTS. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.
Alves, A. H. B., & Silva, A. F. G. (2015). Manifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em Ciências Naturais. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 8(1), 181–207. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p181
Angotti, J. A. P. (1991). Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e no ensino de ciências. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Bonfim, M. G. (2018). O Potencial Gnosiológico da Abordagem Temática: um olhar sobre o processo formativo de professores da EJA. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.
Carvalho, A. M. P., & Gil-Pérez, D. (2003). Formação de Professores de Ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez.
Centa, F. G., & Muenchen, C. (2016). O despertar de uma cultura de participação no trabalho com um Tema Gerador. Alexandria – Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, 9(1), 263-291. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263
Centa, F. G., & Muenchen, C. (2018). O trabalho coletivo e interdisciplinar em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática Freireana. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias. 17(1), 68–93.
Delizoicov, D. (1982). Concepção problematizadora para o ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné-Bissau. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Delizoicov. D. (1991). Conhecimento, tensões e transições. (Tese de Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Delizoicov, D. (2008). La Educación en Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,1(2), 37–62. https://doi.org/10.5007/%25x
Delizoicov, D., Angotti, J. A. P., & Pernambuco, M. M. C. A. (2011). Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez.
Demartini, G. R., & Silva, A. G. (2013). Abordagem Temática na Sistematização Curricular para o Ensino de Ciências: gravidez na adolescência em uma escola estadual do município de Sorocaba-SP. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Freire, P. (1967). Educação como pratica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (1979). Conscientização. São Paulo: Cortez e Moraes.
Freire, P. (1981). Ação Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Fonseca, K. N., Novais. E. S. P., Neres, C. A., Barbosa, L. S., Milli, J. C. L., & Gehlen, S.T. (2015). Tema Gerador em Pesquisas em Educação em Ciências. In X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.
Fonseca, K. N. (2017). Investigação Temática e a Formação Social do Espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.
Fourez.G. (2003). Crise no Ensino de Ciências? Revista Investigações em Ensino de Ciências Investigações em Ensino de Ciências, 8(2), 109–123.
Furlan, A. B. S., Ricci, E. C., Gomes, C. G. C., & Silva, A. F. G. (2011). Abordagem Temática no currículo de Ciências: a perspectiva ético-crítica na concepção de lixo como condição humana. In Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, SP.
Gehlen, S. T. (2009). A função do problema no processo ensino-aprendizagem de ciências: contribuições de Freire e Vygotsky. (Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Gehlen, S.T., Strieder, R. B., Watanabe-Caramello, G., Feistel, R. A. B., & Halmenschlager. K.R. (2014). A Inserção da Abordagem Temática em cursos de Licenciatura em Física em Instituições de Ensino Superior. Revista Investigações em Ensino de Ciências, 19(1), 217–238.
Giacomini, A., & Muenchen, C. (2015). Os Três Momentos Pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 15(2), 339–355.
Halmenschlager, K. R. (2011). Abordagem temática no ensino de ciências: algumas possibilidades. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, 7(13), 10–21.
Halmenschlager, K. R., Stuani, G. M., & Souza, C. A. (2011). Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via Abordagem Temática. Alexandria – Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, 4(2), 83–107. https://doi.org/10.5007/%25x
Jardilino, J. R. L., & Oliveri, A.M.R. (2013). A formação continuada de professores no âmbito do PIBID na região dos Inconfidentes (MG). EntreVer, 3(4), 237–249.
Lambach, M. (2013). Formação Permanente de Professores de Química da EJA na Perspectiva Dialógico-Problematizadora Freireana. (Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Lambach, M., & Marques, C. A. (2014). Estilos de pensamento de professores de Química da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Paraná em processo de Formação Permanente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 16(1), 85–100.
Lambach, M., Machado, A. R., & Marques, C. A. (2013). Formação Permanente de Professores de Ciências do Ensino Médio: mudanças na prática pedagógica pela problematização crítica. In Atas do IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Magalhães, R. S., Solino, A. P., Sousa, P. S., Fonseca, K. N., Novais, E. S., & Gehlen, S. T. (2016). Situações-Limite na formação de professores de ciências na perspectiva. Investigação em Ensino de Ciências. 21(3), 127–151.
Marques, S. G., Halmenschlager, K. R., & Wagner, C. (2013). Abordagem Temática na Iniciação à Docência. In Atas do IX Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP
Mendonça, A. R. (2016). A aposta da reorientação curricular via Tema Gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.
Mendonça, T., Carnio, M. P., Lenharo, A. F. L., Dias, J.A., Dias, J. B., Rinaldo, R. C., Barros, W. G., & Lopes, N. C. (2015). A construção intersubjetiva e comunicativa de uma questão sociocientífica por um grupo de professores em um pequeno grupo de pesquisa. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Montalvão Neto, A. L., & Torres, J. R. (2014). Perspectiva de Ensino Crítico em Ciências: uma experiência docente a partir da Abordagem Temática Freireana. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). 7, 122–134.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí.
Novais, E. P. S., Fonseca, K. N., Sousa, P., Magalhães, R., Solino, A. P., & Gehlen, S. T. (2015). O processo de Redução Temática do Tema Gerador “Para onde vai o lixo do meio rural de Iguaí/BA?”. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Pereira, P. B., & Soares Neto, F. F. (2013). Condições de Produção de uma Aula de Energia: a formação científica de professores em Timor-Leste. In: Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Porto Alegre. Secretaria Municipal de Educação. (1998). Planejando as totalidades de conhecimento na perspectiva do Tema Gerador. Cadernos Pedagógicos, nº13. Porto Alegre.
Rambo, E. M. (2017). Paulo Freire: Diálogos no âmbito da Educação Infantil - Estudo de caso do município de Concórdia – SC, 2000–2016. (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Chapecó, SC.
Roso, C. C. & Auler, D. (2016). A Participação na Construção do Currículo: Práticas Educativas Vinculadas ao Movimento CTS. Ciências & Educação, 22(2), 371–389. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160020007
Roso, C. C., Santos, R., Rosa, S. E., & Auler. D.(2015). Currículo Temático Fundamentado em Freire-CTS: engajamento de professores de Física em formação inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), 372–389. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170205
Saul, A. M. (2012). O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas de ensino a partir de 1990. Currículo sem Fronteiras, 12(3), 37–56.
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação (1990). Estudo preliminar da realidade local: resgatando o cotidiano. Cadernos de Formação. São Paulo: DOT/SME-SP.
Severino, A. J. (2003). O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In I. C. A. Fazenda (Org.), Didática e interdisciplinaridade. (pp. 31–44). Campinas, SP: Papirus.
Silva, A. F. G. (2004). A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. (Tese de Doutorado em Educação e Currículo). Pontifíca Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Silva, A. A., & Medeiros, D. M. (2015). Intervenção e pesquisa na formação inicial de professores de Ciências da Natureza para a Educação do Campo. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Silva, R.M. (2015). Abordagem Temática Freireana na formação de professores de ciências sob a ótica da Teoria da Atividade. (Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA.
Soares, M. N., Diniz, R. E. S., & Carvalho, W. L. P. (2013). A busca pela experiência formativa no estágio curricular de uma licenciatura em ciências biológicas: análise de uma proposta In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Sousa, P. S., Solino, A. P. S., Figueiredo, P. S., & Gehlen, S. T. (2013). Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador no contexto de um grupo de professores de Ciências. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Sousa, P. S., Bastos, A. P. S., Figueiredo, P. S., & Gehlen, S. T. (2014). Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 7(2), 155–177. https://doi.org/10.5007/%25x
Stuani, G. M. (2010). A Construção curricular popular crítica no ensino de Ciências Naturais e suas implicações na prática docente. (Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Stuani, G. M. (2016). Abordagem Temática Freireana: Uma Concepção de Formação Permanente dos Professores de Ciências. (Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Stuani. G. M., Fernandes. C. S., & Yamazaki. R. M. (2015). As Potencialidades da Abordagem Temática na Formação de Educadores do Campo e Indígenas. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia, SP.
Torres, J. R., Gehlen, S. T., Muenchen, C., Gonçalves, F. P, Lindemann, R. H., & Gonçalves, F. J. F.(2008). Ressignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 8 (2), 1–13.
Torres, J. R. (2010). Educação Ambiental Crítico-Transformadora e Abordagem Temática Freireana. (Tese de Doorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Watanabe-Caramello, G., Strieder, R. B., & Gehlen, S. T. (2012). Desafios e possibilidades para a Abordagem de Temas Ambientas em aulas de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 12(1), 205–222.
Watanabe-Caramello, C. G., Zanotello, M., & Pires, M. O. D. C. (2014). A Perspectiva Freireana na Formação Continuada de Professores de Física. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 7(2), 51–72. https://doi.org/10.5007/%25x

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Neres, C. A., & Gehlen, S. T. (2018). Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 239–267. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181239

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)