A Dimensão Axiológica na Elaboração de uma Rede Temática na Educação Infantil: Contribuições para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u649682

Palavras-chave:

Rede Temática, Educação Infantil, Valores, Paulo Freire, Educação em Ciências

Resumo

Estudos na área de Educação em Ciências, pautados na perspectiva freireana, têm organizado a estruturação curricular baseando-se em Temas Geradores, em que a Rede Temática assume o papel de instrumento pedagógico para a compreensão de contradições sociais. Embora existam trabalhos que discutam a dimensão ética e política dos currículos e da prática pedagógica, entendemos que necessita-se evidenciar os valores envolvidos na construção da Rede Temática. Portanto, investigamos a compreensão de duas educadoras da Educação Infantil acerca dos valores presentes na construção de uma Rede Temática, durante um processo formativo pautado na Investigação Temática, realizado numa escola do município de Ilhéus/BA. As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas e videogravações e analisadas mediante a Análise Textual Discursiva, com base nas categorias a posteriori: Os valores na interação entre escola e comunidade; Os valores na programação curricular de ciências. Evidenciamos que o diálogo, interação, participação, envolvimento, conscientização, coletividade, humanização, o comprometimento com o outro e o conhecimento significativo são valores imprescindíveis para uma relação dialógica entre comunidade e escola. Na elaboração das Unidades de Conhecimentos de Ciências, constatamos que a criticidade, a responsabilidade pelo outro, o respeito pelas diferentes visões de mundo e o prazer são valores que emergem da compreensão das educadoras em relação a organização curricular baseada nos pressupostos freireanos. Portanto, consideramos que a reflexão e discussão sobre os valores no âmbito educativo podem contribuir para formação da consciência ético-crítica, reconhecimento e fortalecimento dos valores da cultura local, elaboração de currículos populares, propiciando a efetivação de projetos pedagógicos libertadores.

Biografia do Autor

  • Jefferson Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Graduado em Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/UESC). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências - GEATEC. Possui experiência na área do ensino de filosofia para educação básica. Tem interesse nas seguintes subáreas: Estética, Ética, Axiologia, Ensino de Ciências e Filosofia da Educação.

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Publicado

2019-11-30

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Artigos

Como Citar

A Dimensão Axiológica na Elaboração de uma Rede Temática na Educação Infantil: Contribuições para o Ensino de Ciências. (2019). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 649-682. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u649682