Ciência Como Linguagem: Do Contexto ao Texto e do Texto ao Contexto

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DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11671184

Palavras-chave:

linguagem no ensino de ciências, legitimação do conhecimento, formas textuais e contexto

Resumo

Neste artigo procuramos estabelecer algumas relações entre a Linguística Funcional Sistêmica de Halliday, a Sociologia da Educação de Bernstein e a Teoria dos Códigos de Legitimação de Maton com o objetivo de refletir sobre o papel da linguagem na descrição e práticas da ciência e de suas manifestações em diferentes disciplinas escolares. Nas três perspectivas apresentadas identificamos que a aquisição da linguagem pode ser vista como processo de aprendizagem de expressão do significado e, que é por meio da linguagem pensada no seu funcionamento, para além de sua dimensão comunicativa, que os sujeitos leitores e escritores se constituem através de seus discursos que estão repletos de ideologias. O discurso, por sua vez, é concebido como local no qual as práticas sociais são materializadas na linguagem.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Wartha, E. J. (2023). Ciência Como Linguagem: Do Contexto ao Texto e do Texto ao Contexto. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e46123, 1–18. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u11671184

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Artigos