Anthropophagic Projections for Intercultural Science Teaching on the Urban Margins of Latin America

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u473499

Palavras-chave:

Latin America, AmericaAnthropophagy, intercultural science education, Epistemologies of the South, urban peripheries

Resumo

From the interpretive perspective of the concept of culture (Geertz) and the different postcolonial developments of cultural analysis (Bhabha; Hall; Garcia-Canclini), put in dialogue with the concept of the arts of doing (Certeau), discussions and a critical review of the scope, limitations and challenges of the cultural approach to the understanding and construction of science teaching processes in the urban peripheries of Latin America are generated. With this panorama, the concept of Anthropophagic Interculturality is projected as a dynamic that in the framework of Epistemologies of the South, would complement the notion of Intercultural Translation allowing the judicious and critical appropriation of scientific knowledge, while at the same time valuing other knowledge, communal, ancestral, hybrid and popular, putting them in contact and/or dialogue based on the desires and needs of the oppressed populations of the Global South.

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Biografia do Autor

Javier Giovanny Sánchez Molano, Universidade Federal da Bahia

Doutor do programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores, da Universidade Federal da Bahia UFBA e da Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS . Obteve em 2016 o título de Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências, com área de concentração em Educação Científica e Formação de Professores; pela Universidade Federal da Bahia UFBA e a Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS. Possui graduação em Biología - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2008), revalidada pela UFBA em 2021. Especialista em Educação e Gestão Ambiental da Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2011). Foi professor de educação básica em ciências biológicas na Secretaria de Educação de Bogotá. 2010-2015; 2021-2022. Participa do grupo de pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação. . Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Estudos Culturais.

Rosiléia Oliveira de Almeida, Universidade Federal da Bahia

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É professora associada do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (FACED-UFBA) em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) e no Mestrado Profissional em Educação (FACED-UFBA. É membro dos grupos de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa-UFBA) e Ensino, História e Filosofia das Ciências Biológicas (LEFHBio-UFBA). Exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFBA entre 2013 e 2016. Atuou entre 2014-2018 como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Membro da Câmara Técnica de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (Biênios 2015/2016, 2017/2018 e 2019/2020). Coordenadora da linha Currículo e (In)Formação do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED-UFBA entre julho/2018 e dezembro/2019. Coordenadora e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Gestão 2020-2021). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua nas áreas de Educação em Ciência e Ensino de Biologia, sendo seus principais temas de interesse: aprendizagem escolar, educação intercultural, educação ambiental, formação de professores e pesquisa colaborativa de inovações educacionais.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

Sánchez Molano, J. G., & Almeida, R. O. de. (2023). Anthropophagic Projections for Intercultural Science Teaching on the Urban Margins of Latin America. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e46646, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u473499

Edição

Seção

Artigos