A Escolha da Pesquisa em Epistemologia da Biologia: Diálogo Entre Mônadas de Professores Pesquisadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u227248

Palavras-chave:

história e filosofia da biologia, Formação de Professores, grupos de estudos e pesquisa, entrevista narrativa, Walter Benjamin

Resumo

O artigo tem o objetivo de compreender, por meio de mônadas, os interesses, dificuldades e motivações de professores pesquisadores ao realizarem investigações em história e epistemologia da biologia, após estudos e discussões realizadas no contexto da pós-graduação. Os dados foram constituídos por meio da metodologia de pesquisa narrativa, utilizando como instrumentos o questionário e entrevistas narrativas. Os resultados foram apresentados por meio de mônadas, construídas com base em Walter Benjamin e sua análise possibilitou identificar sentidos, significados e emoções acerca das motivações, interesses e dificuldades na pesquisa histórica e epistemológica. Foram também identificadas concepções implícitas de ciência e sua epistemologia nas narrativas dos professores pesquisadores. Dentre as conclusões, destacamos que a leitura das mônadas revelou que a afinidade pela história e epistemologia da biologia emergiu, para a maioria dos narradores, durante os estudos preparatórios e no decorrer da pós-graduação, apesar de considerarem um trabalho desafiador e muitas vezes solitário.

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Publicado

2024-03-13

Como Citar

Corazza, M. J., Rodrigues, J. L., & Justina, L. A. D. (2024). A Escolha da Pesquisa em Epistemologia da Biologia: Diálogo Entre Mônadas de Professores Pesquisadores. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e47645, 1–22. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u227248

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Artigos