Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061Palavras-chave:
Ensino de ciências por investigação, práticas científicas e epistêmicas, Base Nacional Comum CurricularResumo
Neste artigo, apresentamos e discutimos o ensino de ciências em que os estudantes possam desenvolver sua autonomia intelectual, sendo agentes ativos do processo de aprendizagem, reconhecendo conhecimentos e características da atividade científica. Para tanto, construímos um panorama da atividade científica a partir da discussão de trabalhos de sociologia das ciências. Como decorrência, analisamos estudos da área de pesquisa em ensino de ciências que tratam do papel das práticas científicas e epistêmicas para a promoção da alfabetização científica. Estes estudos fundamentam a análise do documento curricular de Ciências da Natureza presente na recém-publicada Base Nacional Comum Curricular. Ao final, apresentamos impressões sobre elementos que precisam ser considerados para a efetiva concretização dos pressupostos deste documento em sala de aula.
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