Resolução de Problemas: Uma Análise Realizada com Estudantes do Ensino Médio de uma Escola Urbana e de uma Escola do Campo
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182669Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Escrita, Ensino de Ciências.Resumo
Este estudo foi fundamentado na teoria da Resolução de Problemas e teve como objetivo investigar as atitudes/ações empregadas por estudantes do ensino médio quando resolvem problemas abertos, apresentando uma análise das soluções fornecidas por eles. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 25 estudantes do ensino médio de duas escolas públicas localizadas em um município do estado do Paraná, sendo uma escola urbana e uma escola do campo. Foram fornecidos aos estudantes três problemas abertos, hipotéticos, que apresentavam situações do cotidiano relativas a um vazamento de gás de cozinha, ao descarte de embalagens em um rio e à prevalência de cáries dentárias numa população. A partir desses problemas, os estudantes tinham de descrever formas de resolução e justificá-las. Para analisar as respostas fornecidas pelos estudantes foi utilizado a Análise de Conteúdo, proposta pela pesquisadora francesa Laurence Bardin. Os resultados apontam para o fato de que a maioria dos estudantes pesquisados tomam decisões que não solucionariam os problemas propostos e essas decisões carecem de justificativas.
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