A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor de matemática
Abstract
Este artigo explicita uma compreensão da pesquisa qualitativa na perspectiva fenomenológica. Nessa perspectiva, o pesquisador toma, como ponto de partida e orientação, uma questão que queira compreender e que lhe faça sentido, uma interrogação que tem origem no desconforto sentido na experiência vivida. Ao permitir ao pesquisador a atribuição de significados à experiência vivida e explicitação do compreendido, dizemos que a pesquisa teve êxito. Para tanto, há que se ter um rigor metodológico discutido no trabalho que envolve a descrição do vivido, a análise ideográfica e a análise nomotética. Neste artigo, relatamos a experiência vivida na pesquisa com alunos do curso de licenciatura em Matemática, ao interrogar “Para você, o que é, importante para a formação de professores?”. O movimento de análise dos discursos dos sujeitos permite-nos chegar a duas categorias abertas ou regiões de generalidades: o “conhecimento didático” e o “conhecimento científico”. Ao serem interpretadas, à luz do referencial teórico da fenomenologia, vimos que, para os sujeitos da pesquisa, o conhecimento científico mostra-se como o saber instituído, o conteúdo disciplinar de Matemática. Já o conhecimento didático é compreendido numa dimensão técnica em que o “saber ensinar” é o foco dos sujeitos. Interpretamos que o modo como as ações do curso de licenciatura são desenvolvidas não favorecem o pensar, entendido dinamicamente num movimento entre ocultação e des-ocultação do que está diante deles acerca do conhecimento matemático.
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